Exposição de bordado artí­stico é atração no Museu ‘Paulo Setúbal’





Arquivo pessoal

A bordadeira Mara Doratiotto ao lado da obra ‘Noel’

 

O universo e a arte dos bordados artísticos é o tema de mais uma exposição cultural itinerante na cidade. A mostra “Viagens Curtas” já está exposta no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, localizado na praça Manoel Guedes, no centro.

A concepção dos trabalhos é do grupo “Contos e Pontos”, formado por oito bordadeiras: Cris Burger, Carmen Netto, Daisy Estra, Eda Lívia, Mara Doratiotto, Mara de Paula, Sara Netto e Yeda Moraes.

Para compor os bordados, as artistas inspiram-se em contos, crônicas e poesias. Dessa vez, a exposição apresenta oito trabalhos de 60 cm x 70 cm, inspirados no livro de “haicais” do artista global Wandi Doratiotto. Embaixo de cada peça bordada, está transcrito o “haicai” que serviu de inspiração.

A coordenadora do Museu, Raquel Fayad, explica que os bordados são resultado de um trabalho individual e coletivo. Em um primeiro momento, cada peça é feita individualmente por cada bordadeira, e, depois, uma das artistas faz a compilação de todas as peças em uma grande composição.

“Da para perceber que cada bordadeira fez um quadradinho, pois todos são únicos e diferentes. Isso demonstra a interpretação e a impressão que cada uma teve dos ‘haicais’ de Doratiotto”.

Além das peças maiores, há oito peças de 22 cm x 16 cm que são chamadas pelo grupo “Contos e Pontos” de “lambe-lambe bordados”.

A ideia da exposição, de acordo com Raquel, é apresentar “o bordado como uma arte desvinculada da tradição, em constante renovação, subvertendo barreiras e pré-conceitos, identificado como meio expressivo das vanguardas, dialogando com outros meios artísticos”.

“Trata-se de uma expressão muito próxima do nosso dia a dia e vinculada às tradições das cidades do interior. Visitá-la com uma característica tão ampla e tão multicultural será realmente uma experiência muito interessante”.

A coordenadora do museu ainda lembra que o bordado é uma arte têxtil muito forte nas grandes cidades e que consegue “mexer” com os moradores do interior também.

“As pessoas ficam encantadas com os detalhes e a delicadeza dos trabalhos. Esta exposição é uma grande viagem nas cores e nos pontos de cada peça”, finaliza.

A mostra segue em cartaz até o dia 27 maio (segunda-feira) e pode ser visitada gratuitamente de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

Oficina gratuita

No encerramento da exposição, será realizada oficina gratuita de bordado, no próprio Museu “Paulo Setúbal”, com as artistas do grupo Contos e Pontos.

Serão duas turmas: uma das 9h às 12h e outra das 14h às 17h. Para participar, é preciso já ter conhecimento na arte do bordado. As vagas são limitadas e os interessados podem inscrever-se pelo telefone 3251-4969.