Da redação
O Museu Histórico “Paulo Setúbal” ainda apresenta a exposição “Capital da Música”, com obras de Nacif Farah, catalogadas pelo professor José dos Santos, bem como uma viola de orquestra, fabricada por Bimbo Azevedo em 1960, que deu a Santos como presente de casamento.
Os objetos pertencem ao acervo do museu, e a exposição segue até o dia 16 de fevereiro, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, na sala “Capital da Música”.
José dos Santos iniciou os estudos de música no grupo de Canto Coral com Nacif Farah, em 1948. Posteriormente, em São Paulo, estudou com Carmen Dulce Marcondes Machado, Victório Mariani e Tatiana Braunwieser.
Com Martins Braunwieser, fez o curso de harmonia e regência coral e, a convite dele, participou, de 1954 a 1956, como baixo-barítono do Coral da Sociedade Bach de São Paulo. Nesse período, juntamente com Sergio Vasconcelos-Corrêa, organizou o Coral da Sociedade Musical de Jovens Compositores Brasileiros.
De volta a Tatuí, em 1960, tornou-se professor efetivo de música da Escola Estadual “Barão de Suruí”, dando continuidade ao trabalho do professor Nacif Farah, por meio do orfeão dessa escola, que, juntamente com a Orquestra do Conservatório de Tatuí, fez apresentações que “marcaram época”.
“Cumpre destacar as concentrações orfeônicas realizadas com alunos de todas as escolas nas datas cívicas, com a participação da Orquestra de Sopros e Percussão do Conservatório de Tatuí”, ressalta a assessoria de comunicação da prefeitura.
José dos Santos faleceu em 14 de agosto de 2019.
O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na praça Manoel Guedes, 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas no Setor de Agendamento, pelo fone (15) 3251-4969, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h, ou pelo e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br.