Exposição ‘A História do Hip-Hop’ em Tatuí ocupa o Memorial do Rugby

Mostra pode ser visitada até 14 de dezembro (Foto: AC Prefeitura)
Da redação

“A trajetória, a força e a identidade” do hip-hop tatuiano estão em destaque na exposição “A História do Hip-Hop na Capital da Música”, aberta ao público no Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes”, da prefeitura.

Idealizada pelo proponente Emerson Henrique, do Instinto Urbano Crew, a mostra foi contemplada pelo 5º Festival de Arte e Cultura “Mestre Canturião José Pinto de Moraes”, do Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

A proposta apresenta um panorama sobre o desenvolvimento da cultura hip-hop no município. O acervo reúne conteúdos que evidenciam como um movimento nascido em Nova York, na década de 1980, encontrou “terreno fértil em Tatuí, tornando-se parte essencial da cena cultural local”, segundo divulgado.

Conforme Henrique, o objetivo da exposição é valorizar e difundir o hip-hop, destacando seus quatro elementos fundamentais: MC, DJ, break e grafite. O público encontra artigos, fotografias, depoimentos, registros históricos e apresentações de artistas que contribuíram para consolidar essa narrativa no município.

“Além de resgatar memórias, a mostra possui caráter formativo e social. Ao documentar a história do hip-hop em Tatuí, o projeto fortalece a identidade cultural da cidade e oferece materiais de referência para pesquisadores, educadores e futuras gerações”, ainda sustenta a divulgação.

“A iniciativa também aproxima jovens e crianças do movimento, reforçando seu papel como expressão artística, de resistência e transformação social”, segue.

A exposição pode ser visitada até o dia 14 de dezembro, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes” está localizado no Complexo Cultural de Memória, situado na avenida São Carlos, esquina com a avenida João Batista Correia Campos (marginal do Manduca), ao lado da prefeitura.