A unidade do Sesi em Tatuí iniciará nova exposição a partir deste sábado, 11. Trata-se de “Reflexos pelo Caminho”, de autoria do fotografo Renan Rosa, 39. A mostra destaca composições reveladas a partir de reflexos originários de rios, lagos e poças de água.
Conforme a assessoria de imprensa do Sesi, a “lei da semelhança refere-se ao espírito que consiste em evocar objetos rememorados, frente a outros parecidos”.
“Essa filosofia retrataria a existência, um círculo genético e espiritual que se multiplicaria em um tempo de dimensões compatíveis com as percepções e experiências humanas”, segue o material de divulgação da mostra.
De acordo com a assessoria, “o olhar define características da matéria, em um ciclo que desdobra essas similaridades entre as dimensões da vida e do espaço, onde a capacidade dos sentidos e da transformação dos elementos é infinita”.
Na fotografia, essa duplicidade, criadora de inusitadas formações ópticas, ainda conforme a divulgação, “desloca a razão primordial da observação para o campo do pensamento abstrato”. A habilidade de produzir impulsos visuais e filosóficos definiriam uma nova esfera, paralela à realidade material: a imaginação.
O fotografo Rosa percorreu mais de 50 países de forma autônoma, durante 12 anos, buscando retratar a singularidade de diferentes culturas, tradições e práticas que “integram um mosaico humano”.
Atualmente, Rosa é colaborador de agências fotográficas no exterior e, em parceria com a curadora Aline Stürmer, produz materiais editoriais, exposições e ensaios fotográficos ao redor do mundo.
A exposição, de classificação livre, é itinerante e deve ser exibida até 22 de setembro, à avenida São Carlos, 900. A mostra sempre terá entrada gratuita e será aberta ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 12h.