Executivo segue com reuniões para fórum dedicado í  inclusão

268
Publicidade





A Prefeitura deu prosseguimento neste mês a reuniões para realização do fórum “Sou Capaz”. O último encontro para definição do evento aconteceu no dia 2, no prédio que vai abrigar a Escola do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), de Tatuí. A unidade fica na rua Maneco Pereira, 619, no centro.

Na semana passada, o secretário municipal da Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, Ronaldo José da Mota, e o diretor municipal da Indústria, Marcos Bueno, receberam representantes do Senai e do Sesi (Serviço Social da Indústria). Compareceram: o diretor do Senai de Sorocaba, Jocilei Oliveira, o diretor do Sesi de Tatuí, Sidnei Sales Perez, e a gerente regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Eva Marius.

O fórum a ser promovido no município é resultante do programa “Sou Capaz”, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Ele tem a finalidade de oferecer a equivalência de oportunidade a todos os cidadãos, através da capacitação técnica de pessoas com deficiência e aprendizes.

Por meio de fóruns (caso do evento a ser promovido em Tatuí) e cursos em modelo itinerante, o programa aborda assuntos legais, jurídicos e institucionais. Os eventos são realizados em diversas regiões do Estado de São Paulo, juntamente com ação contínua do Depar (Departamento de Ação Regional), da federação.

Publicidade

A finalidade da iniciativa é “obter resultados positivos nos níveis de empregabilidade, possibilitando também que instituições de formação profissional otimizem sua oferta de pessoas com deficiência e aprendizes para a indústria”.

Participam do fórum, os setores público e privado, sindicatos, entidades da sociedade civil e poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A missão é orientar e fomentar discussões acerca da inclusão profissional de pessoas com deficiência e aprendizes das indústrias. A partir disso, promove-se a inclusão.

As discussões sobre a realização do fórum no município contaram, ainda, com presença do diretor do Gabinete do Bem-Estar Social e Cidadania, Márcio Fernandes de Oliveira, do agente de cultura, Rogério Miranda, e do vice-presidente do Sindmetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí e Região), Célio Gregório.

O evento, em Tatuí, está programado para o dia 23, conforme antecipado por O Progresso.


Publicidade