A região do Jardim Santa Rita de Cássia tornou-se prioritária para a gestão da prefeita Maria José Vieira de Camargo. Ela informa que o Executivo levou para a localidade – a mais populosa da cidade – um novo modelo de trabalho.
Trata-se de uma “operação padrão focada em mato e buracos”. “Estamos começando no Santa Rita uma operação que será realizada em todo o município”, anunciou a prefeita.
À reportagem de O Progresso, Maria José explicou que a Prefeitura está realizando, no bairro e em localidades próximas, como o Tanquinho e o Novo Horizonte, trabalhos de limpeza de mato, vias públicas e de recuperação da malha asfáltica.
Em março, o Executivo concluiu licitações de contratação de empresas para auxiliar as ações. Assim como está fazendo no Santa Rita, a Prefeitura pretende realizar, em todos os bairros, trabalhos com várias frentes. Uma delas, de capinação e de limpeza de mato em terrenos baldios, por empresa terceirizada.
As revitalizações no asfalto, por meio da chamada operação “tapa-buraco”, também podem ser feitas por duas equipes: uma por funcionários de empresa contratada e outra por servidores municipais que atuam no Mangueirão, da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. As duas frentes atuam em conjunto no bairro.
“É um cuidado que estamos tendo com a população. Além disso, tivemos, aqui, uma ação de revitalização da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Magaly Azambuja de Toledo’ em parceria”, acrescentou a prefeita.
Maria José explicou que a iniciativa de realizar melhorias na unidade escolar (especialmente na parte de iluminação) partiu da Elektro, responsável pela distribuição de energia elétrica na cidade.
De acordo com a prefeita – que participou do evento de inauguração da revitalização da escola –, a escola foi a primeira atendida pela empresa dentro da área de concessão.
Apesar de concentrar esforços no bairro, no início da gestão, Maria José ressaltou que a Prefeitura manterá atenção em todas as regiões da cidade. Segundo ela, a administração planeja levar o mesmo modelo de atuação para todos os bairros.
“Só estamos iniciando no governo. Estamos com 98 dias (completados no dia 8 deste mês) de mandato. Mas, as pessoas podem ter certeza de que vamos, sim, bairro a bairro, realizar as mesmas ações que iniciamos aqui”, comentou.
As duas frentes de trabalhos em ação no Santa Rita serão deslocadas para novas regiões da cidade somente após a conclusão de todos os trabalhos. Conforme a prefeita, a municipalidade pretende definir cronograma de trabalho para atender ao município. “Devagar, estamos reconstruindo a nossa cidade”, acentuou.
Para o vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva, a revitalização completa da região sul do município representa um momento de superação para a administração.
Ao anunciar o início da operação padrão, ele mencionou as dificuldades da equipe de governo nos três primeiros meses. Além da questão financeira (queda da arrecadação e dívidas herdadas), Luiz Paulo ressalta que a administração precisou enfrentar as consequências provocadas pelas chuvas.
“Dos 98 dias de nossa gestão, 28 foram de chuva. Então, praticamente, um terço de dias do nosso governo foi de chuva, o que todos nós sabemos que dificulta muito a nossa cidade. Fora que pegamos com dívida, muito buraco, matos, mas estamos começando no Santa Rita uma ação no bairro inteiro”, noticiou.
O vice-prefeito enfatizou que as equipes contratadas e própria da municipalidade só se deslocarão para outras regiões da cidade após completarem os trabalhos. Em todas as localidades, a Prefeitura incluirá um “mutirão de capinação”.
Trata-se de ação voltada especificamente à limpeza de terrenos baldios. “Todos os lotes do bairro serão limpos. Os proprietários já foram notificados para fazerem a limpeza. Quem não fizer, a Prefeitura fará”, detalhou.
Iniciado no dia 10 deste mês, o mutirão prevê a limpeza compulsória de lotes particulares. A Prefeitura, por meio do setor de fiscalização, faz uma vistoria dos locais para verificar quais estão com mato alto e quais estão limpos. Uma vez detectada ser necessária limpeza, a equipe notifica os proprietários.
Os donos recebem aviso para procederem com a limpeza dentro de prazo pré-determinado. Quando não há manifestação, a Prefeitura envia equipe para proceder à limpeza (evitando a proliferação de insetos e de mosquitos) e encaminha, posteriormente, a cobrança aos proprietários dos imóveis.
Luiz Paulo explicou que o trabalho de limpeza está a cargo de empresa terceirizada. A iniciativa que será replicada no município envolve, ainda, melhoria na sinalização de solo. Conforme o vice-prefeito, a equipe da Prefeitura realizará, em toda a região do Santa Rita, repintura de faixas e sinalizações.
“Vamos realizar, no bairro, um serviço completo, como eu costumo dizer: barba, cabelo e bigode. Queremos voltar com o orgulho que o tatuiano tinha de morar no seu bairro, que as pessoas que venham aqui se sintam felizes”, concluiu.