
Impulsione comunicação
Inegavelmente, bebidas alcoólicas e chocolates são dois dos queridinhos dos brasileiros, seja nos finais de semana ou em datas comemorativas. No entanto, é importante manter o equilíbrio entre chocolates e álcool e uma alimentação saudável, para não comprometer a saúde integral.
Chocolates, vinhos e cervejas estão entre os produtos mais calóricos consumidos em finais de semana e momentos de descontração. Com sabores bastante atrativos, muitas pessoas acabam consumindo sem moderação, o que pode ocasionar inchaços, inflamações e até mesmo queda na imunidade se não for feito de forma regrada.
O médico André Guanabara, que atua na área da nutrologia, explica que a ingestão desses produtos é natural, mas reforça que precisa haver um equilíbrio para que a saúde integral não seja comprometida em decorrência desses momentos esporádicos.
“Quando comemos chocolate, ingerimos uma boa quantidade de gordura, açúcares e conservantes. Se consumido em exagero em um curto espaço de tempo, esses nutrientes vão se avolumar no organismo, sobrecarregando o fígado e podendo causar uma inflamação no tecido adiposo. A percepção do exagero é muito clara quando o indivíduo começa a sentir dores de cabeça e abdominais, além de inchaço”, explica.
O médico ainda alerta que não apenas o chocolate, mas o excesso de álcool pode interferir, ainda, no sistema imunológico. “Assim como o chocolate, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, como o vinho e cervejas, pode enfraquecer a imunidade do organismo, isso porque o excesso de açúcar e de álcool danifica as células de defesa e aumenta a vulnerabilidade às infecções”.
No entanto, André Guanabara ainda deu algumas dicas para os amantes de chocolates e bebidas alcoólicas de como aproveitar os momentos de descontração se mantendo em dia com a saúde do corpo.
1. Experimente os produtos calóricos em porções pequenas: “Comer algo calórico em pequenas porções é uma boa ideia para quem não quer abrir mão de produtos saborosos e também não pretende comprometer a saúde do corpo”, explica André Guanabara.
2. Busque o acréscimo de frutas: “As frutas não devem ser úteis apenas como enfeites de mesa durante encontros aos finais de semana, mas também como algo que possa estimular o consumo. Elas acabam sendo uma boa substituição quando falamos de refrigerantes, sucos industrializados e até mesmo chocolates”.
3. Cuidado com os excessos em bebidas alcoólicas e chocolate: “O consumo de chocolate, sobremesas, vinhos e cerveja é comum e bastante difícil de ser deixado de fora do cardápio. No entanto, a experimentação deve ser feita em pequenas porções, para que não haja excessos e prejuízos à saúde integral, como inchaços, inflamações e baixa na imunidade. No caso dos chocolates, é importante, também, que a opção seja pelos que possuem um maior teor de cacau e menor de açúcar”.
4. Não esqueça da prática de atividades físicas e da hidratação: “A prática de atividades físicas, aliada com a hidratação, é fundamental. Os exercícios são uma das formas de aumentar a imunidade, pois estimulam a circulação de anticorpos e de glóbulos brancos, capazes de detectar doenças de forma precoce, aprimorando ainda mais o sistema de defesa do organismo”.