Da reportagem
A fila de espera por exames de imagem em Tatuí, como mamografia, ecocardiograma e ultrassom, foi “zerada” a partir da abertura do Centro de Diagnósticos por Imagem, em funcionamento na Santa Casa de Misericórdia, conforme anunciado pela secretária da Saúde, Roseli Mochi.
No local, estão disponíveis os exames de ultrassonografia, raios X, mamografia, “mapa” (monitorização ambulatorial da pressão arterial), holter (avaliação capaz de monitorar a atividade do coração), ecocardiograma e teste ergométrico.
Conforme levantamento do órgão, o espaço, administrado pela empresa Brasil Laudos Serviços Médicos, realizou 5.994 exames em três meses, sendo 833 mamografias, 396 ecocardiogramas, 135 holters, 128 “mapas”, 128 testes ergométricos e 4.374 ultrassons.
De acordo com Roseli, até março, o município tinha fila de espera para todos esses tipos de exames. Até então, a prefeitura não conseguia atender à demanda por falta de clínicas especializadas e das limitações do número de exames diários realizados por elas.
“Nestes casos, nós conseguimos zerar toda a fila de espera. São mais de 5.000 exames de pacientes que estavam aguardando havia muito tempo. Com isso, desafogamos a demanda reprimida, mas, claro, todo dia tem novos exames agendados para fazer. Isso não quer dizer que a agenda está vazia”, explicou Roseli.
O espaço ficou pronto no dia 1º de março e, desde então, passou a atender à demanda de exames de imagem nos pacientes internados na Santa Casa (somente nos dois primeiros dias, foram realizados 300 exames de raio-X e 30 ultrassonografias).
A inauguração oficial ocorreu no dia 16 de março, quando o espaço já somava mais de mil exames de raios X e mais de 500 ultrassons, somente para os pacientes internados na Santa Casa.
Conforme relatório da pasta, o volume de atendimento para exames de imagem atinge média de 10 mil diagnósticos por mês e 120 mil por ano no município.
O serviço, atualmente, é prestado pelo Centro da Diagnósticos da Santa Casa e de forma terceirizada por empresas privadas e unidades do SUS (Sistema único de Saúde) em cidades da região.
“Tem uma gama muito grande de exames de diagnósticos, então, não tem como oferecer todos somente no Centro de Imagem da Santa Casa. Mas, o centro nos ajudou muito e, conforme há a necessidade, nós agendamos e os pacientes são encaminhados para outras clínicas para realizarem os exames”, salientou a secretária.
Roseli ressalta que os procedimentos oferecidos pelo Centro de Diagnóstico são os “mais procurados e de rotina”. “A partir disso, parte-se para uma especialidade maior, a qual nós atendemos, porém, a partir de contratações com outras clínicas de imagem”, reforçou a gestora.
O espaço está localizado na rua Capitão Lisboa, 1.240, centro, no prédio do antigo Pronto-Socorro Municipal. O horário é das 7h às 19h para atendimento aos pacientes externos da rede pública e de 24 horas para o atendimento interno da Santa Casa.
O centro ainda deve atender à demanda de espera por tomografia. O exame foi anunciado, na inauguração, como parte dos procedimentos oferecidos, contudo, segundo a secretária, a empresa ainda não conseguiu oferecer o serviço devido a um problema no sistema elétrico.
“Eles estão com problemas com a empresa de fornecimento de energia. Quando a empresa usa o aparelho de tomografia – que é muito potente -, o transformador não suporta a carga e eles não conseguem finalizar o exame”, sustentou a secretária.
“A empresa de energia ficou de trocar o transformador, mas ainda não fez o serviço. Já fizemos diversas solicitações e estamos cobrando”, acrescentou.
Na cerimônia de inauguração do Centro de Imagem da Santa Casa, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior já havia anunciado a intenção de zerar as filas de espera ainda no primeiro semestre.
Conforme a secretária, além de zerar a fila, o serviço trouxe outros benefícios, principalmente para os pacientes internados na Santa Casa, que, agora, não precisam mais se deslocar para a realização de exames por imagem.
Antes do CDI dentro do hospital, quando os pacientes precisavam de algum desses exames, eles tinham de ser removidos da unidade por ambulâncias e outras equipes para irem até algum centro de imagem.
A secretária lembra que, muitas vezes, os pacientes não estavam em estado clínico adequado para saírem do hospital e, por conta disso, a equipe precisava postergar a realização de exames e retardar o tratamento.
O espaço atende os pacientes que estão internados na Santa Casa e, ainda, os avaliados em consultas nas unidades de saúde da prefeitura, com pedidos e encaminhamentos médicos.
Após a consulta, o paciente leva o pedido médico de exame até a Secretaria de Saúde, que se encarrega de enviar, diariamente, os pedidos para o Centro de Diagnóstico por Imagem, o qual, por sua vez, entra em contato por telefone com o paciente para agendar o melhor dia e horário para a realização do exame.
Os atendidos pela UPA (unidade de pronto atendimento) e que precisam de exames imediatos também são encaminhados em uma ambulância ao centro e atendidos no mesmo dia.
“Nós sempre vamos ter demanda, mas o serviço de saúde local é excelente. Eu venho de outros municípios e nenhum tem o que Tatuí oferece. Aqui, temos clínicas de especialidades, ambulatório de feridas, coisa que quase nenhum município tem. Claro, vamos continuar buscando melhorias, mas temos que destacar o nível do atendimento já existente”, concluiu a secretária.