Tatuí recebe, na próxima terça-feira, 8, a partir das 16h30, no Centro Cultural, o 1º Encontro Municipal de Turismo. O evento é resultado de parceria entre a Prefeitura e o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), tendo como objetivo divulgar e expandir o potencial turístico da cidade.
A iniciativa, aberta ao público, irá reunir empresários interessados em atuar no mercado turístico, população e autoridades. O encontro foi idealizado para que as pessoas tenham noção dos atrativos turísticos da cidade e da região e, também, para informar os profissionais interessados em atuar no mercado turístico.
O grupo de cidades que formam o “Raízes do Interior Paulista”, composto por Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho, também receberá destaque no evento.
Estão confirmadas duas palestras técnicas: uma sobre “destinos”, com Toni Sando, presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, e outra sobre “mercado e oportunidades para o turismo”, com Bruno Omori, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de SP (ABIH-SP).
“Estamos fazendo os ajustes finais para que o encontro seja um momento agradável e de qualidade. Estamos enviando convites e fazendo um corpo a corpo para atrair o máximo de pessoas para discutir sobre o turismo de Tatuí”, comentou o presidente do Comtur, Wagner Eduardo Graziano, na sexta-feira, 4.
Além das palestras, o evento terá exposições, música e os lançamentos do Selo de Qualidade Turística Ano 2018 e da 6a Feira do Doce de Tatuí, que será realizada de 6 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.
Serão apresentados os principais atrativos turísticos da cidade, como o doce caseiro, artesanato, turismo rural e o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”.
“O encontro é pensado para que as pessoas conheçam os equipamentos turísticos da cidade e da região, além de informar os profissionais interessados sobre o potencial turístico do município”, enfatizou Graziano.
Durante a iniciativa, também haverá o lançamento da “hashtag” “Tatuí é Muito Bom”. Foram confeccionados botons personalizados, que serão distribuídos aos participantes. Futuramente, um blog ainda será criado, com o mesmo tema, para divulgar as qualidades da cidade.
Em maio do ano passado, foi sancionada, pelo ex-governador Geraldo Alckmin, a lei que tornou a cidade um dos 20 municípios paulistas considerados MIT (Município de Interesse Turístico).
Os primeiros 20 MITs, além de Tatuí, são: Agudos, Barretos, Brodowski, Buritama, Espírito Santo do Pinhal, Guararema, Iacanga, Jundiaí, Martinópolis, Monte Alto, Pedreira, Piedade, Rifaina, Rubinéia, Sabino, Sales, Santa Isabel, Santo Antonio da Alegria e Tapiraí.
Segundo Graziano, a principal meta do Comtur é tornar a cidade uma estância turística. O encontro, nesse sentido, seria um passo importante para atingir a intenção.
Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), o Brasil foi um dos 25 países que mais movimentaram dinheiro com turismo no ano passado, ficando na 16a posição na comparação global. Segundo o levantamento, os turistas brasileiros gastaram US$ 19 bilhões no ano passado.
Em 2017, segundo o MTur (Ministério do Turismo), houve aumento de 4% no faturamento médio das empresas turísticas. A intenção dos brasileiros, em viajar pelo país, também cresceu. O Plano Nacional do Turismo, lançado em 2018, pelo MTur, tem o objetivo de impulsionar as atividades do turismo brasileiro.
O objetivo é quase dobrar o número de pessoas que viajam dentro do país e, também, o número de visitantes internacionais. O documento ainda traz como metas a criação de novos dois milhões de empregos e a ampliação da receita gerada pelo setor.
A divulgação das atrações locais, parcerias com empresas e a preparação para receber os turistas são considerados os principais pontos para que o município tenha sucesso no intuito de atrair os visitantes.