Da redação
O projeto Concerto em Cores chega na Praça da Matriz de Tatuí neste sábado, 14, proporcionando ao público atividades gratuitas. Das 9h às 12h, o evento conta com oficina de pintura em tela, da Associação Cultural Pintura Solidária, e das 11h às 12h, no coreto, há apresentação musical da “The Real Little Band”, com músicos da Orquestra Jonicler Real.
Na oficina, o participante recebe uma tela (tamanho 20 cm x 30 cm) para pintar com o apoio dos monitores e, ao final, pode levar a produção artística para casa.
Enquanto isso, a banda se apresenta com clássicos da música instrumental, entre eles, “New York, New York”, “Fly Me to the Moon”, “All of Me”, “Flor de Lis”, “Garota de Ipanema” e “Samba de uma Nota Só”.
De acordo com a presidente da Associação Cultural Pintura Solidária, Vera Lúcia Viudes Petrocchi, o projeto Concerto em Cores tem como objetivo realizar em praças públicas, gratuitamente, nas cidades da região, apresentação de música instrumental e oficinas de pintura “voltadas para a população distante dos grandes centros culturais”.
Com isso, a proposta é “sugerir a ampliação do acesso às artes integradas, promovendo a democratização dessas formas de expressão”.
“Com as oficinas, queremos testar aptidões artísticas e, com as apresentações, divulgar a música instrumental como forma de incentivar o público jovem no aprendizado e no estudo desse tipo de música; dar ao público espectador a oportunidade do contato e apreciação de música erudita e popular”, comentou Vera.
O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), e pela Associação Cultural Pintura Solidária, com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, e com patrocínio das empresas Case IH, Case Construction, CNH Capital e TK Logística do Brasil.
“Acreditamos que a valorização da cultura é essencial para o futuro sustentável da sociedade. Apoiar projetos que contribuem para ampliar o acesso à arte e melhorar a educação faz parte da nossa estratégia de desenvolvimento social na região, pois reconhecemos que a inovação, a criatividade e a eficiência no trabalho dependem diretamente das pessoas”, afirma a gerente de sustentabilidade da CNH Industrial para a América Latina, Erika Michalick.
O evento conta com recursos de acessibilidade para locomoção (cadeira de rodas) e de comunicação, com intérprete de Libras, além de monitores para auxiliar nas atividades.
Pintura solidária
Criada em 2003, a Associação Cultural Pintura Solidária “Vamos Colorir a Vida” é uma organização não governamental que tem como objetivo promover ações culturais e artísticas, direcionadas às pessoas em situação de exclusão cultural e social.
Os atendidos aprendem técnicas de pintura “por meio de uma metodologia que contribui para desenvolver e expressar a criatividade, a respeitar o próximo e a trabalhar em equipe, favorecendo o resgate da autoestima e o reconhecimento de potências e habilidades”, conforme divulgado.
Mais informações estão disponíveis em www.pinturasolidaria.org.br ou pelo telefone (15) 3233-6518.