Da reportagem
O secretário do Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo, Jorge Lima, tem participação confirmada no encontro empresarial “Inovação, Capacitação e Parcerias”, que acontece na segunda-feira, 17, na Fatec Tatuí. O objetivo do evento é a formatação de um plano de desenvolvimento regional.
O encontro é gratuito, mas tem vagas limitadas. Para se inscrever, é necessária inscrição pela internet. A realização é da prefeitura e do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Regional Sorocaba, em parceria com o Sebrae, o Senai-SP e o Sesi.
Segundo a diretora estratégica do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), Fabiana Grechi, que participa da organização do evento como integrante do Núcleo de Desenvolvimento Econômico, da prefeitura, a presença de uma autoridade do governo do estado mostra que o ente governamental está vendo Tatuí como um polo de desenvolvimento industrial.
“Tatuí, por sua localização estratégica, condições climáticas e políticas públicas, vem se destacando, podendo ser uma microrregião de referência no desenvolvimento do plano econômico”, analisa.
Ela afirma que a intenção da iniciativa é criar estratégias de coalizão empresarial, além de discutir propostas para fomentar a atração de investimentos e geração de emprego e renda. “Outro objetivo é propor o diálogo, a fim de apontar caminhos que possam contribuir para o desenvolvimento regional, com ênfase à importância da reindustrialização do estado, da atração de investimentos, da transição energética e da cadeia de valor”, afirma Fabiana.
Especificamente sobre a desindustrialização, ela comenta que Tatuí não chegou a passar por um momento crítico durante a pandemia, mas houve abalos.
“Com a pandemia, muitas empresas foram forçadas a abandonar projetos de ampliação e tantas outras acabaram reduzindo seu volume de produção ou até mesmo fechando as portas. Em nossa região, não sentimos tanto esse movimento de fechamento, no entanto, não houve crescimento”, aponta.
Para ela, no entanto, o momento agora é o oposto. “Estamos numa excelente fase, com aquecimento do mercado imobiliário, principalmente das áreas industriais, retomada do setor da construção civil e várias empresas em processo de ampliação, tanto física quanto do processo produtivo”, sustenta a diretora.
Outro objetivo central, de acordo com ela, é formar parcerias. “Essa é uma das prioridades do governo do prefeito Miguel (Lopes Cardoso Júnior), em consonância com o governo estadual”, declara ela.
“Temos, através do Núcleo de Desenvolvimento Econômico, feito visitas e a interlocução entre empresas, de modo a criar atalhos e formar ‘hubs’”, acrescenta.
O público do evento poderá aprender sobre como identificar as melhorias de processos e definir modelos de negócios com implantação de tecnologias habilitadoras da chamada “Indústria 4.0”. Também será possível ter assessoria gratuita, com instituições parceiras, para captação de recursos e treinamentos empresariais.
Segundo explica Fabiana, as “Indústrias 4.0” são aquelas que têm as melhorias, tanto nos processos quanto na produtividade, trazendo para o ambiente industrial inovação tecnológica e sustentabilidade.
A Fatec fica na rodovia Mário Batista Mori, 971, Jardim Aeroporto.