Jheniffer Sodré
Salles Gome sediou palestras entre os dias 19 e 23 de maio
Entre os dias 19 e 23 de maio, a Escola Técnica Estadual de Tatuí (Etec “Sales Gomes”) realizou a segunda edição da Semana de Edificações. Nela, os participantes conheceram grandes empresas da área de construção civil e o mercado de trabalho do setor.
Ao todo, foram ministradas oito palestras gratuitas, que abordaram diversos temas da área, como fundações, construção com bloco cerâmico e telhados sustentáveis produzidos com papéis reciclados.
Cada palestrante era representante de uma empresa do segmento de construção civil e apresentou algum produto novo, além de ter falado sobre o mercado de trabalho e aberto espaço para perguntas e dúvidas.
“As palestras foram bem interativas e tiveram como principal objetivo divulgar produtos inovadores”, comentou a arquiteta, professora e coordenadora do evento, Veridiana Pettinelli.
Ela explica que a intenção era englobar todas as áreas da construção civil e trazer representantes de grandes empresas para conhecer a escola, o curso e os alunos. “Nosso objetivo era fazer um ‘link’ entre a instituição e o mercado de trabalho, por meio dessas organizações”.
A coordenada da Semana de Edificações reforça que um dos objetivos também foi a capacitação dos alunos e dos demais participantes do evento.
“Além disso, o evento deu a oportunidade para que os alunos se inserissem no mercado de trabalho, pois, aqui, eles podem ter um contato direto com as empresas”, comentou Veridiana.
Ela conta que alguns palestrantes eram técnicos de edificações, e isso acabou motivando os alunos que estão no curso técnico. “Muitos não têm ideia das áreas que podem atuar e, por isso mesmo, ficam animados com as possibilidades. Sem o evento, isso não seria possível”.
Para a coordenadora, a Semana de Edificações proporcionou novas oportunidades para os alunos. “As empresas se interessam pelo perfil de profissionais que oferecemos, e isso abre diversas portas para os estudantes”.
Veridiana destacou que o retorno dos alunos sobre o evento é imediato: “Eles ficam muito empolgados e reconhecem como isso é importante para a formação deles”.
A semana foi organizada pela arquiteta e promovida pela Etec de Tatuí, com o apoio do comércio local e de demais empresas do segmento.
Edificações
O curso técnico em edificações da Etec “Sales Gomes” possui duração de um ano e meio e abrange diversos assuntos sobre construção civil. Desde o estudo do solo, fundações, sistemas construtivos, coberturas, sustentabilidade, materiais alternativos, até paisagismo e meio ambiente.
Assim que se forma, o técnico está habilitado a projetar e construir imóvel de 80 metros quadrados, tanto para uso residencial quanto comercial. Além disso, o profissional pode atuar como topógrafo, fiscal de obras e paisagista.
O curso pode ser feito por alunos que ainda estão no ensino médio, assim como por aqueles que já terminaram e que estão há algum tempo sem ir à escola.
“Aqui na Etec, temos alunos que são mestres de obras, pintores, encanadores, futuros estudantes de engenharia e arquitetura. A área é bastante ampla e abrange pessoas de perfis diversos e que têm interesse em construção civil. Para muitos, o curso técnico em edificações é um pontapé inicial para a carreira”, finalizou Veridiana.