A Escola Técnica Estadual (Etec) “Salles Gomes” promove nos dias 6, 7 e 8 de outubro a quarta edição do programa “Etec de Portas Abertas” (EPA). A ação tem o objetivo de apresentar à comunidade os cursos oferecidos e as instalações da unidade.
Além disso, o evento irá proporcionar aos visitantes o contato direto com alunos e professores da instituição. Organizado com o auxílio dos estudantes, o evento é composto por programação que inclui exposição de projetos dos alunos, feira de ciências, teatro e dança, minicursos e palestras.
De acordo com a diretora da Etec, Beatriz Soares Amaro, cerca de 2.000 alunos e professores participarão da edição deste ano. Destes, incluem-se estudantes dos ensinos técnico, técnico integrado ao ensino médio e médio.
Os temas dos projetos foram segmentados por níveis de ensino. Os alunos do médio vão criar projetos para a feira de ciências divididos em biologia (1ª série) e física (2ª série).
O ensino médio integrado fará projetos para a área de informática, enquanto as terceiras séries do ensino médio vão tratar da era medieval, mumificação e idade média. Já os alunos dos cursos técnicos serão responsáveis por projetos voltados à área deles.
Nos três dias, o evento terá atividades em que serão abordados temas relacionados à arte, como fotografia e “ciência da arte”. A professora de artes Flávia Piazzi está elaborando projeto que tem o objetivo de “desconstruir a ligação da arte e do entretenimento”.
“A arte pode ser uma ciência também, baseando-se nos estudos científicos que os artistas faziam para executar suas obras. Não é só Leonardo da Vinci e o ‘Homem Vitruviano’, mas também as relações de cálculo de turbulência com Van Gogh”, adianta.
A visitação à EPA poderá ser feita em três períodos: das 8h30 às 11h30, das 14h às 17h e das 19h às 22h. Para o primeiro dia, a Etec prepara abertura oficial às 9h30, quando professores convidados, autoridades, classes descentralizadas e diretores de outras Etecs irão assistir à apresentação de uma peça do grupo de teatro da escola.
Segundo a diretora, neste ano, todos os espaços da instituição serão ocupados com projetos. “Vão ter projetos espalhados pela escola inteira, inclusive nos corredores. Queremos mobilizar o maior número de pessoas”, afirmou Beatriz, que destaca a presença da Fatec e da FSP (Faculdade Sudoeste Paulista) no evento.
Cristian Lourenço, ex-aluno da instituição e organizador do evento, revela que a novidade deste ano será a avaliação dos projetos dos alunos. O objetivo é incentivá-los a desenvolverem mais trabalhos.
“Professores de fora e profissionais envolvidos com a cultura de Tatuí vão avaliar os projetos em vários quesitos, e os responsáveis pelos melhores trabalhos receberão premiação simbólica”, contou.
De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Rossana de Camargo Barros, as categorias de avaliação para o ensino médio serão divididas em decoração, criatividade, projeto e apresentação, e, para o curso técnico, em inovação, apresentação e projeto.
Além disso, os alunos que se formarem no próximo semestre irão apresentar o produto final aos visitantes, como uma forma de preparação para o trabalho de conclusão de curso (TCC).
A diretoria da unidade explica que estão programadas palestras para explicar como funciona o processo de ingresso na unidade. Segundo ela, os visitantes têm interesse em saber sobre a instituição, concorrência e cursos oferecidos.
Vestibulinho
A Etec “Salles Gomes” aproveitará o grande número de estudantes de fora da instituição na EPA para abrir, no primeiro dia, o período de inscrições ao vestibulinho do primeiro semestre de 2016. Os cursos disponíveis para ingresso são os de ensino técnico, ensino médio e cursos de especialização.
Os interessados podem se inscrever no dia do evento, ou pelo site da Etec (http://www.vestibulinhoetec.com.br), até as 15h de 10 de novembro. A taxa de inscrição custa R$ 30 e a prova será realizada no dia 13 de dezembro.
A Etec de Tatuí oferece 14 cursos: administração, bioquímica, edificações, eletrotécnica, mecânica, mecatrônica, meio ambiente, manutenção automotiva, segurança do trabalho, nutrição e dietética, informática, informática para internet, farmácia e química.
Além disso, oferece cursos para alunos dos ensinos médio e médio integrado – que inclui informática, química e administração -, além das cinco salas descentralizadas, que disponibilizam os cursos de administração, segurança do trabalho e logística.
A iniciativa leva professores da “Salles Gomes” a ministrarem aulas em outras cidades, como Cesário Lange, Iperó, Laranjal Paulista, Torre de Pedras e Boituva.
Empregabilidade
O evento “Portas Abertas” chega à quarta edição como vitrine de pesquisas e chamariz para o ensino técnico, um dos setores que mais emprega e abre oportunidades de estágios.
Segundo a diretora da unidade, apesar da crise econômica, o ensino técnico ainda está em alta devido à rápida inserção do aluno no mercado de trabalho.
Pesquisa anual, realizada pelo Sistema de Avaliação Institucional (SAI) do Centro Paula Souza, aponta que quatro em cada cinco estudantes formados pelas Etecs estão trabalhando até um ano após a formação.
A falta de mão de obra qualificada também contribui para o crescimento do ensino técnico no Brasil. “Esse tipo de formação não está no limite, ao contrário, faltam técnicos no país”, conclui Beatriz.
De acordo com ela, o estágio é o primeiro contato de muitos alunos da instituição com o emprego. Atualmente, cerca de 25 alunos da “Salles Gomes” estão trabalhando como aprendizes nas empresas da região, e a maioria deles nunca havia trabalhado antes.
“O curso técnico abre muitas portas para o aluno. Sabemos que a empregabilidade deu uma diminuída, mas os alunos ainda conseguem uma colocação no mercado de trabalho, mais do que com a graduação”, revelou.