
Da reportagem
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira, 6, alunos do Conservatório de Tatuí manifestaram-se, com cartazes, sobre “crescente preocupação” quanto aos impactos da determinação do corte etário para novos ingressantes na instituição.
Eles apresentaram um documento aos parlamentares e à imprensa no qual se faz uma análise comparativa com base nos dados disponíveis nos editais de inscrições de 2024 e 2025.
“O levantamento evidencia uma grave crise no preenchimento de vagas, com reflexos diretos na qualidade pedagógica que caracteriza os 71 anos de tradição e excelência do Conservatório. Após menos de um ano da mudança, observa-se um cenário de vagas ociosas, queda acentuada na concorrência, evasão, insuficiência na qualificação e restrição ao direito de formação plena”, é apontado no documento.
Conforme o estudo, a faixa etária excluída representa entre 40% e 65% do público discente, conforme pesquisa divulgada em 2021 pelo estado (https://www.transparenciacultura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/Pesquisa-de-Perfil-Alunos-2021-SUSTENIDOS-04-2020.pdf).
Ainda segundo o documento, após a limitação de idade, a relação candidato/vaga teria caído de 5, em 2024, para 2,2, em 2025, tendo os interessados diminuído de 1.518 para 1.027, mesmo com um processo seletivo a mais. Os cursos abrangem as duas áreas musicais do Conservatório: popular e erudita.
O documento também sustenta que a instituição encerrou o último processo seletivo deste ano sem preencher 90 das 144 vagas previstas em seu quarto edital.
“Neste ano, houve cursos que sequer tiveram candidatos. Em outros, embora houvesse número suficiente de inscritos, não se atingiu o nível de formação exigido e as vagas permaneceram desocupadas”, complementa o documento analítico.
Na tribuna livre, uma das alunas da instituição e integrante da Associação de Amigos do Movimento Popular Práxis, Daniela Mendes Alarcón, falou sobre o assunto.
“A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo decidiu, sem qualquer estudo de impacto e sem consulta à comunidade, que, a partir de 2025, os novos alunos do Conservatório de Tatuí seriam admitidos com idade máxima para ingresso”, iniciou Daniela.
Ela também afirmou que só puderam iniciar o nível básico dos cursos de instrumento e canto os alunos até 20 anos; o nível intermediário, até 22. “E os candidatos com idade entre 23 e 25 anos foram colocados automaticamente no avançado, mesmo sem ter condições para desempenhar o nível exigido”, sustentou.
Daniela também relembrou que, há dois anos, foram excluídos os cursos de musicalização infantil e conclamou a comunidade a se manifestar.
Resposta
A reportagem entrou em contato com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e com a Sustenidos Organização Social de Cultura, gestora da instituição, que responderam com nota.
“A redefinição das idades limite para ingresso nos cursos regulares do Conservatório de Tatuí ocorreu no último trimestre de 2024, visando fortalecer a profissionalização de jovens artistas e sua inserção no mercado de trabalho, em consonância com as diretrizes da política cultural do estado de São Paulo”, inicia a resposta.
“É importante destacar que esta medida se aplica apenas aos cursos regulares de formação continuada, que têm longa duração (7 a 9 anos, em média) e vale apenas para novos(as) ingressantes, sem impactar estudantes que já estavam matriculados(as) anteriormente”, continua.
“Paralelamente a esta adequação, a instituição também criou novas habilitações nas modalidades livre, aperfeiçoamento e especialização, que têm grade curricular de média e curta durações, e para as quais não há limite de idade”, complementa a nota.
“Desta forma, a instituição garante a formação aprofundada para jovens artistas em fase de profissionalização, e mantém opções de qualificação para pessoas que já têm uma carreira em andamento e queiram se aperfeiçoar”, finaliza o comunicado enviado à imprensa.