Mais
    Início Cultura Estudantes de violão clássico fazem apresentações nesta segunda

    Estudantes de violão clássico fazem apresentações nesta segunda





    Alunos do curso de performance em violão clássico do Conservatório de Tatuí fazem em recital nesta segunda-feira, 6. A apresentação é gratuita e acontece a partir das 14h no salão da unidade II do Conservatório de Tatuí (rua São Bento, 808, no centro).

    Sob coordenação do professor Edson Lopes, apresentam-se em recital Laura Morato Portilho e Carlos Amat y León, alunos de Lopes, e Miguel Mandelli, aluno da professora Angela Muner. Cada um, apresentará três peças.

    Laura executará “Prelúdio No. 1 para Violoncelo, BWV 1007”, de Johann Sebastian Bach (com transcrição de Edson Lopes); “Capricho Árabe”, de Francisco Tárrega; e “Adagio (da Sonata, Op. 13 “Patética”), de Ludwig van Beethoven (com transcrição de Edson Lopes).

    León apresentará as obras “El dia de Noviembre”, de Leo Brouwer; “Le Soirées d’Auteuil, Op. 23”, de Napoleon Coste; e “Porro” (da Suíte Colombiana No 2), de Gentil Montaña.

    Ainda no recital que tem entrada franca ao público, Mandelli executará “Prelúdio Nº 4”, de Heitor Villa-Lobos; “Estudos Nº 11 e 7”, também de Heitor Villa-Lobos; e “Fuoco”, de Roland Dyens.

    Somadas, as apresentações dos três alunos têm 50 minutos de duração e integram o primeiro recital do ano promovido pelo curso de performance de violão. Em geral, os estudantes fazem duas apresentações, sendo uma em junho e outra em novembro. “Como o Conservatório está tendo muitos eventos em função dos 60 anos, nós remarcamos o primeiro recital para outubro”, conta Lopes.

    O professor explica que as apresentações são importantíssimas para o aprendizado dos alunos. “No caso de performance, para a avaliação da performance no palco, de modo geral, as apresentações são fundamentais. São nelas que os alunos mostram o trabalho que têm realizado”, diz.

    Durante o recital, os estudantes são avaliados por corpo de professores. Nesse contexto, Lopes destaca que as apresentações se mostram mais que atividades práticas. “O objetivo de termos aulas com instrumentos é que quem as frequenta possa, depois, mostrar ao público o que está estudando. Acho importante termos os recitais por conta do desenvolvimento do aluno”, completa.

    O repertório do recital ficou a cargo do próprio professor. Para a escolha, Lopes levou em conta o conteúdo programático do curso de performance de violão. “Procuro, com isso, verificar como o aluno vai se comportar no palco a partir do conteúdo que ele já aprendeu”, explicita.

    Se para os alunos as apresentações representam avaliação e ganho de repertório, para o público elas possibilitam contato mais direto com estilos musicais bastante distintos. “É primordial ter público, justamente para testarmos a parte emocional do aluno que vai ter que trabalhar com isso. Além disso, o recital ajuda na formação de espectadores”, destaca o professor.

    Edson Lopes é coordenador da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí. Formado pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” e pela Trinity College of Music, de Londres.

    Durante seus estudos, participou de vários concursos de violão, obtendo em todos o primeiro lugar, tendo como destaque: “II Concurso de Jovens Instrumentistas”, promovido pela Rede Globo de Televisão no programa “Concertos para a Juventude”, e “I Concurso Nacional de Violão”, promovido pelo Banco do Brasil.

    Em 1979, frequentou o XXII Curso de “Musica en Compostela” (Espanha), sob a orientação do professor José Tomás (assistente de Andrés Segovia), onde foi considerado o “aluno mais destacado”. O destaque lhe valeu como prêmio uma nova bolsa de estudos para o ano seguinte.

    Já se apresentou em diversas cidades do Brasil como solista, em duo, trio e com orquestra. Como integrante do Brazilian Guitar Quartet, realizou concertos nas cidades de Houston, Dallas, Austin, Seattle, Pittsburgh, Albuquerque, Hollywood, Indianápolis, Washington, Nova Iorque, entre outras.