Da redação
Nesta quarta-feira, 14, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), que promove a 44ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga, apresenta para alunos de escolas municipais de Tatuí as curiosidades sobre o universo dos cavalos. A iniciativa é do Projeto Criança.
De acordo com a assessoria do evento, ao todo, 120 crianças do 5º ano do ensino fundamental da Emef “Professora Teresinha Vieira de Camargo Barros” e 16 do Núcleo Lírio estão inscritas e realizam uma visita ao Centro Hípico de Tatuí (CHT) para conhecerem um pouco sobre o cavalo mangalarga.
“A melhor forma de termos um contato com a comunidade é começarmos pela escola, pois a educação que é a base de tudo”, enfatizou Eduardo Rabinovich, presidente da ABCCRM.
Para ele, Tatuí é um “ponto estratégico” por ficar em uma região de fácil acesso e com diversos entusiastas de eventos equestres. “A cidade é acolhedora, o povo nos recebe bem e a sua estrutura tem sido cada vez melhor, com uma rede hoteleira de qualidade”, sustentou Rabinovich.
“Como acreditamos que, com a educação, tudo se constrói, esse é um projeto que só vem a agregar, tanto para o município e os alunos, quanto para nós, como associação, mostrando um pouco da nossa raça, resgatando a história e aproximando as crianças do cavalo, que é um animal de ínfima bondade e nos ensina muito”, acrescentou Rabinovich.
O médico veterinário Marcos Sampaio de Almeida Prado acompanhará os pequenos e ministrará um minicurso mostrando um pouco da história da raça, cuidados com os animais e curiosidades, além de responder às perguntas das crianças.
Para a secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio, ações como essa são importantes para as crianças, “pois apresentam um pouco sobre o animal, a estrutura do evento e os benefícios que ações como essa trazem para a cidade”.
“Essa é uma iniciativa muito importante para o desenvolvimento das crianças, uma ótima oportunidade para elas aprenderem mais sobre o cavalo mangalarga. As atividades não se encerram com a visita, pois elas terão aulas que abordarão os temas posteriormente. Será um trabalho amplo e muito positivo para elas”, afirma.
Segundo a coordenadora de educação Rosely Tavares, a importância do “Projeto Criança” para o município “é oportunizar a visita dos alunos ao CHT, valorizar a identidade cultural do território, ampliar o repertório, bem como desenvolver as competências socioemocionais dos educandos, desenvolver a interação dos alunos com o cavalo mangalarga e proporcionar momentos de lazer”.