Estudantes da cidade somam 61 medalhas em competição





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Crianças da rede municipal renderam ‘mais medalhas’ para a cidade

 

Estudantes de seis escolas do município participaram com êxito da edição 2014 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. É o que informou a Prefeitura em nota divulgada nesta semana.

Conforme a assessoria de comunicação do Executivo, eles garantiram as primeiras colocações e receberam 61 medalhas. As premiações vieram com participações de alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Ao todo, estudantes de 23 unidades escolares do município participaram da competição.

Entre as premiadas, estão quatro escolas da rede municipal e duas particulares. O resultado mais expressivo veio com a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Maria da Conceição Oliveira Marcondes”, com 25 medalhas. Destas, três de ouro, dez de prata e 12 de bronze.

Os alunos da “Alan Alves de Araújo” obtiveram 12 medalhas, sendo duas de ouro, oito de prata e duas de bronze; o Centro Educacional do Sesi (Serviço Social da Indústria) conquistou dez (três ouros, duas pratas e cinco de bronze).

Já a escola “Accácio Vieira de Camargo” somou oito medalhas (um ouro, quatro pratas e três bronzes). A “José Galvão Sobrinho” obteve cinco (uma de ouro, três de prata e uma de bronze). O Colégio Objetivo somou uma medalha de prata.

A diretora da “Maria Marcondes”, Roseli Lopes de Oliveira Tavares, destacou por meio da Prefeitura que “essa conquista foi possível pela soma do esforço, dedicação e um trabalho integrado entre alunos e educadores”.

“Os professores daqui trabalham bastante nisso. É o quarto ano que a escola participa, e conquistar um resultado como esse, mostra que o trabalho vem dando certo”.

A olimpíada organizada anualmente pela SAB (Sociedade Astronômica Brasileira) e AEB (Agência Espacial Brasileira), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ela é realizada por uma comissão de astrônomos profissionais e engenheiros.

A edição deste ano contou com a participação de 772.257 estudantes de todo o Brasil.

Em nota, a secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, disse que o concurso serve de estímulo para o aprendizado de matemática, desenho geométrico, geografia e outras disciplinas relacionadas.

Para ela, esse tipo de concurso deixa o ensino mais interessante e envolvente. “Serve também para reafirmar a qualidade de ensino do nosso município, que é referência não só na região, mas em todo país como confirmou o resultados das Olimpíadas”, disse.

Conforme Ângela, essa afirmação é comprovada pelo fato de que as duas escolas que mais conquistaram medalhas na cidade pertencem à rede municipal.

A secretária antecipou, também, que haverá solenidade de entrega de premiação às escolas “de maior nota” no próximo dia 14. O evento acontece no Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva”.