Estudante inicia campanha para levantar fundos e voltar ao Peru

Coreana Yoon Choi e peruana Dhydhy Romero pretendem ir ao Peru para divulgar música

Utilizar a formação obtida no Conservatório de Tatuí para levar a música brasileira e latino-americana, em geral, às pessoas em seu país de origem. Este é o projeto particular e acadêmico da jovem peruana Dhydhy Romero que criou uma campanha para viabilizar a ideia. A iniciativa tem como propósito angariar recursos para custear a viagem dela para o país de origem.

    Dhydhy é estudante de saxofone clássico do Conservatório de Tatuí. Na instituição, ela desenvolveu o projeto com participação da coreana Yoon Choi, aluna de piano popular. As duas realizam campanha de arrecadação de recursos via internet. Elas lançaram um vídeo explicativo em rede social em fevereiro.

    A peruana também estuda produção fonográfica na Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”. No Conservatório, ela propôs em seu trabalho de conclusão de curso um repertório de música latino-americana para saxofone e piano.

    “Em 2016 eu fiz o curso técnico no Conservatório e nele eu já havia idealizado um projeto parecido. Mas seria um quarteto de saxofones”, comentou a estudante, por meio da assessoria de comunicação da instituição.

    A proposta de Dhydhy é permanecer no Peru por, aproximadamente, 15 dias, com a viagem de ida prevista para o final de abril. Segundo o Conservatório, a jovem já encaminhou o projeto para oito estabelecimentos peruanos, incluindo um centro cultural brasileiro naquele país. Quatro já confirmaram interesse.

    “Em alguns bares culturais de Lima nós poderíamos até cobrar couvert (uma taxa)”, disse a saxofonista. Há também interesse de uma casa cultural em Cusco e de uma escola de Huacho, cidade natal de Dhydhy. “Esta escola gostaria que a gente desse aula de música, mas não sabemos se haverá tempo”, adicionou.

    Nas duas primeiras semanas de campanha, a arrecadação chegou a 18% do valor necessário. “Infelizmente, no Peru as pessoas não confiam muito nesse tipo de campanha”, disse.

    Para contribuir com o projeto de Dhydhy, basta acessar o vídeo explicativo da campanha no perfil da estudante no Facebook (Dhydhy Romero). O contato pode ser feito pelo e-mail dhydhyromero@gmail.com

 Música para sax e piano

    Dhydhy e Yoon preparam-se para a turnê com ensaios regulares desde o início das férias de verão. O repertório elaborado pelas duas contempla obras dos compositores Radames Gnattali (Brasil), Astor Piazzolla (Argentina) e Fernando Felix (peruano que estudou no Conservatório de Tatuí). Os arranjos são da própria coreana.

    “Isso representa um grande começo para as nossas carreiras na música”, comentou Dhydhy. Além disso, ela entende que o trabalho será importante para a cultura nas cidades contempladas. “No Peru não existe muito interesse das pessoas pela música popular, como a afro-peruana”, acrescentou.

    Depois dessa primeira etapa, a dupla pensa em levar o projeto para outros países. “Nos Estados Unidos existem várias casas de cultura latino-americana”, avaliou.