‘Estratégia’ do Santa Luzia realiza palestras voltadas às gestantes

Palestras tiveram objetivo de conscientizar sobre importância do pré-natal (foto: AI Prefeitura)

A equipe multidisciplinar da ESF (Estratégia Saúde da Família) “André Batista”, situada na vila Santa Luzia e pertencente à Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na quinta-feira, 15, duas palestras para as gestantes do bairro.

O evento teve o objetivo de conscientizar as futuras mães sobre a importância de iniciar o pré-natal logo no início da gestação, a fim de evitar doenças de transmissão vertical (mãe para filho).

“A transmissão vertical é um desafio na saúde pública que precisa ser enfrentado”, afirmou a enfermeira da unidade, Dalva Adriana Rodrigues Balula.

A palestra, ministrada por Dalva e pela farmacêutica Adriana Verônica da Cruz, abordou o aumento considerável das doenças sexualmente transmissíveis (como, por exemplo, a sífilis), gravíssimas tanto para a mulher quanto para o bebê, e como elas afetam a gravidez.

“A bactéria causadora da sífilis é capaz de ultrapassar a placenta, atingindo o feto, podendo causar aborto, nascimento com baixo peso e até parto prematuro. Além disso, após o nascimento, o bebê pode apresentar cegueira, más formações no cérebro, alterações ósseas e lábio leporino”, explica Dalva.

Foi destacado, também, que o uso da suplementação de ácido fólico e sulfato ferroso durante a gestação serve para evitar a más formações no feto e prevenir a anemia na mãe e no bebê.

Já a palestra da odontóloga Marielza Cristina da Silva Hoelz enfatizou a importância da consulta odontológica para a gestante, ressaltando que, durante a gestação, ocorrem a diminuição do cálcio dos dentes, ficando mais sensíveis e, em alguns casos, gerando infecções na gengiva, podendo causar endocardite bacteriana.

A endocardite é uma infecção que atinge o coração da mãe e do bebê, podendo causar o óbito de ambos.