Divulgação
Estela Manfrinato apresenta-se no próximo dia 2 o espetáculo ‘O Povo Brasileiro’
A cantora Estela Manfrinato, aluna do curso de canto popular do Conservatório, faz nesta segunda-feira, 2, show especial de conclusão de curso. A formanda apresenta o espetáculo “O Povo Brasileiro”, a partir das 19h, no Salão Villa-Lobos, à rua São Bento, 415. A entrada é gratuita e não é necessário retirar ingresso.
“O Povo Brasileiro” tem concepção de Estela Manfrinato, cantora da noite. A direção artística é da professora Andrea dos Guimarães e a coordenação, de Érica Masson.
O espetáculo terá participações especiais dos músicos Eduardo Brasil (contrabaixo), Fábio Leal (viola caipira), Otiniel Aleixo (violão e arranjos), Júlio Moura, Roberta Zerbini e André Segolin (voz) e do Grupo de Percussão Popular do Conservatório de Tatuí, coordenado por Betinho Sodré.
O repertório inclui músicas como “Chegança” (de Antônio Nobrega e Wilson Freire), “Sem Razão” (Fernando Farinha e Alberto Correia), “Canto de Xangô” (Baden Powell e Vinicius de Moraes), “Ganga Zumbi” (Sérgio Santos e Paulo César Pinheiro), “Juparanã” (Joyce e Paulo César Pinheiro), “Silêncio de Iara” (Guinga e Luis Felipe Gama), “Quero Quero” (Guilherme Rondon e Paulo Simões), “Seca” (Djavan), entre outras.
O show inclui, também, jongos de Carla Gomes (“Peço Licença”), Mestre Tio Juquinha de Barra do Piraí (“Azul na Beiradinha”) e Jongo de Tamandaré (“O Vó”).
Estela iniciou na música aos seis anos, estudando violino, por meio de aulas com a professora Maria Lúcia Krug. Aos 15 anos, começou a desenvolver pesquisa em cultura popular brasileira, quando teve contato com diferentes ritmos e danças tradicionais do Brasil.
Aos 18 anos, começou a estudar bandolim, com o professor Rafael Barros, e, aos 19, ingressou no Conservatório de Tatuí, no curso de canto na área de MPB e jazz, onde, um ano depois, também passou a estudar trompete popular, com o professor Cláudio Sampaio.
Participou de diversos festivais e dos grupos Coral Acústico, Grupo Vocal Coisa Feita, Grupo Erê, Gira de Siá. Em 2011, atuou como coreógrafa no espetáculo “Retirantes”, com direção de Miriam Braga e Dalila Ribeiro, e, em 2012, da gravação do DVD “Arrumação”, do grupo Maria Madame, como backing vocal.
Atualmente, atua como cantora e dançarina em grupos de cultura popular. É professora de danças e ritmos brasileiros no espaço lúdico Criare, em Piracicaba, além de desenvolver trabalho como cantora, no Caipora Grupo e ao lado do multi-instrumentista Otiniel Aleixo.