
Da redação
Tatuí, que já era município de interesse turístico (MIT), passa a ser estância do estado de São Paulo a partir de projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa (Alesp) em sessão extraordinária na noite de quarta-feira, 3.
Conforme o PL 1274/2025, com o cumprimento de requisitos estabelecidos, o número de estâncias passa de 70 para 78, com Tatuí entre os oito promovidos.
De acordo com o PL, enviado pelo governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), a medida decorre de estudos realizados pela Secretaria de Turismo e Viagens.
Pelo mesmo PL, também acabaram elevadas a estância as cidades de Jaú, Botucatu, Guararema, Sertãozinho, Buritama, Apiaí e Barra do Turvo.
O mesmo projeto reconhece como MITs as cidades de São José do Rio Preto, Piracicaba, Pirassununga e Pedregulho. Todas as cidades se beneficiam dos recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur). Além das 78 estâncias, terão acesso ao fundo um total de 136 MITs.
A ampliação só será possível por causa da aprovação de outro projeto do Executivo, o PL 1273/2025, que amplia o número de cidades habilitadas a receber recursos do Fumtur.
Atualmente, o número máximo é de 70 estâncias turísticas e 140 MITs. Depois de o projeto ser sancionado, o limite passará a ser de 80 estâncias e 165 MITs. Os dois projetos foram aprovados por unanimidade e seguem para sanção do governador.







