Espetáculo retrata a história da dança no sábado e domingo





Divulgação

‘Evoludança’ terá presença de 370 bailarinos e será dividido em sessões

 

O Studio Sil Verzinhassi leva ao público, neste final de semana, sábado e domingo, o espetáculo “Evoludança”. A apresentação será no teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório.

A exibição terá a presença de 370 bailarinos, divididos em três sessões: “Evoludança Kids”, às 14h, “Evoludança Teen”, às 17h, e “Evoludança Adult”, às 20h.

A 11a edição do espetáculo contará a evolução da dança desde a pré-história até a atualidade. Ele consiste numa “viagem emocionante e cheia de arte”, conforme ressalta Silmara Verzinhassi, sócia-proprietária do estúdio e diretora do espetáculo.

Ela conta que o tema proposto foi escolhido com o intuito de levar para o público o assunto de forma lúdica e interativa. “Nós montamos o espetáculo de forma mágica, lúdica, porque a história por si só pode ser mais cansativa, maçante”, afirmou.

De acordo com Silmara, o espetáculo vai retratar o início da dança na pré-história, quando os homens utilizavam a dança para se comunicar, receber a benção divina e fazer rituais para a caça.

A história passa pela Grécia, Egito e Índia. Nessa parte, o espetáculo mostrará como os povos dançavam sem técnica. “Naquela época, a dança era mais o corpo em movimento. A partir da Idade Média que começaram a ter padrões e inventar nomenclaturas”, explicou.

Segundo Silmara, o espetáculo ainda abordará a evolução do balé. “Primeiro, era só o clássico; depois, começaram a surgir bailarinos que desenvolveram a dança contemporânea, moderna”, lembrou.

O espetáculo também abordará a influência da dança de rua, que pode ser considerada uma arte que envolve vários estilos musicais em um só.

Além da assinatura de Silmara na direção, o “Evoludança” conta com montagem, figurino e acessórios de Cida Verzinhassi e Melissa Bordinhom.

De acordo com Silmara, as turmas avançadas do estúdio vão participar de todas as sessões do espetáculo. Ela conta que foi preciso dividir as crianças e os adolescentes devido ao grande número de alunos.

Ainda segundo ela, os três espetáculos têm a mesma temática, mas com bailarinos e coreógrafos diferentes. Eles estão divididos em torno de 150 artistas por exibição.

No “Kids”, as salas de “baby class”, “ballet primary” e primeiro grau vão se apresentar na primeira sessão. A turma é composta por crianças com idade entre dois e seis anos.

Já no “Teen”, será a vez das crianças de sete a dez anos, que se apresentam na segunda sessão. Enquanto no “Adult”, estarão os alunos acima de 12 anos e do terceiro grau.

A diretora conta que o espetáculo será composto por repertórios de dança acrobática, balé, sapateado, jazz, dança do ventre, dança de rua e jazz no salto, entre outros.

Segundo ela, a exibição contará, também, com uma turma do balé adulto, formada por antigas bailarinas que começaram ou voltaram a dançar.

Os ingressos para o espetáculo estão à venda na bilheteria do teatro, à rua São Bento, 415, das 14h às 17h e das 19h às 21h.