Neste sábado, 5, e domingo, 6, às 17h, a Cia. Rosinha Orsi Teatro de Dança estará no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotografo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes, apresentando o espetáculo “Canção de Assis – O Musical”, inspirado na obra de Júlio Fischer.
Os ingressos devem ser reservados, pelo sistema “pague quanto puder”, até meia hora antes do início do espetáculo, no CEU das Artes, à rua Cândido José de Oliveira, 475, vila Santa Helena.
Conforme a companhia, o musical acompanha a trajetória de Pitoco, um rapaz que encontra o melhor amigo na figura de uma burrinha.
“A união dos dois cresce a cada dia, até que a burrinha, uma grande dançarina, desperta a ganância de dois vilões, que a roubam do garoto. Desesperado, Pitoco sai à procura da amiga de quatro patas e encontra Francisco (de Assis), que o ajuda na busca pela Burrinha desaparecida”, aponta a sinopse da peça.
O elenco é composto por Marcelo Ferraz, Nicolas Domingues, Rebeca Rodrigues, Gabriel Rocha, Augusto Oliveira e Ana Júlia. A peça ainda conta com figurino de Josué Laranjeira e iluminação de Emyli Leone.
Na música, estão Iure Proença (percussão) e César Santos (sonoplastia). A diretora é Paula Fernanda (teclado), que também assina a maquiagem, cenário, adereços, direção, texto e música do espetáculo.
Os integrantes do curso de teatro do Ballet Rosinha Orsi iniciaram estudos com a diretora Paula no início do ano, por meio de jogos teatrais. Paula dirige espetáculos desde 2005 e, neste ano, decidiu “encarar” a proposta do espetáculo.
“Foi promissor trabalhar com dançarinos e transformá-los em atores. Como grande fã de musicais, foi uma realização unir dança, teatro e música!”, declarou a diretora.
A peça ainda apresenta balé e sapateado, “tornando ainda mais lúdica a temática do texto, que trata de preconceito direto sobre quem somos e porque devemos nos aceitar”. A “superação” é o tema principal na peça.
Segundo a produção, neste ano, além de apresentações no CEU das Artes e na Cia. Rosinha Orsi, a diretora pretende levar o espetáculo para mostras e festivais de teatro do interior paulista. Já para o ano que vem, a intenção é unir os atores da escola Rosinha Orsi com os da Trupe Garagem & Cia.
A companhia explica que o espetáculo é uma das propostas da Trupe, que, neste ano, estendeu os trabalhos, agregando extensões, consideradas pela diretora como “braços do Garagem”.
A outra proposta envolve o grupo recém-formado “3° Sinal” – que já conta com 18 integrantes -, dirigido pelo ator e produtor da Trupe, Cesar Santos.