Da redação
Desde a implementação do atendimento estendido na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim Santa Rita de Cássia, em 29 de maio deste ano, 2.939 pacientes haviam sido atendidos até a semana passada.
A medida foi implantada pela prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, visando “melhorar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir um atendimento contínuo”, conforme ressaltado.
A implantação do horário estendido é uma estratégia da gestão municipal para aprimorar o atendimento na rede municipal de saúde e reduzir a demanda na unidade de pronto atendimento (UPA).
Nos últimos dias de maio, a unidade realizou 51 atendimentos; em junho, esse número aumentou significativamente, para 1.688; e, até o dia 24 de julho, tinha chegado a 1.200 nesse mês.
“Esses números demonstram a importância e a eficácia da ampliação do horário de funcionamento da ESF para toda a região Sul do município”, apontou a assessoria de comunicação do Executivo.
A unidade de saúde funciona das 7h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira, para os Programas de Saúde da Família e consultas agendadas; e das 19h às 7h, de segunda-feira a sexta-feira, em feriados e pontos facultativos, para atender casos de demanda espontânea da população.
O serviço já foi ampliado para a ESF da vila Angélica, e, consequentemente, para todos os moradores da região Norte. No entanto, o horário estendido dessa unidade é de segunda-feira a sexta-feira, das 19h à meia-noite.