Escritora tatuiana Cristina Siqueira apresenta poema Praça da Matriz

Evento acontece neste sábado, em frente ao Santuário Nossa Senhora

14
Escritora e poetisa Cristina Siqueira, que lança placa/poema
Da redação

Neste sábado, 11, às 11h, em frente ao Santuário Nossa Senhora da Conceição, simultaneamente ao Projeto Música na Praça, a escritora e poetisa Cristina Siqueira lança a placa/poema “Praça da Matriz”, que compõe o projeto “Escritos Atrás do Pensamento”, com chancela do ProAC Lab, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do governo do estado de São Paulo.

A ação, que tem apoio cultural da prefeitura de Tatuí, contará com a entrega de cem poemas “Praça da Matriz” e uma manhã de autógrafos com a escritora. Quem desejar se aprofundar na obra literária de Cristina, ainda poderá fazer a aquisição de livros de sua autoria.

Em grande parte das cidades do interior, tradicionalmente existe uma “Igreja Matriz”, todavia, segundo a escritora, “este poema canta a nossa Praça da Matriz; é um poema de pertencimento, do amor que temos escrito no chão de nossa terra. O coração da cidade pulsa na Praça da Matriz. Espera-se, com este poema, despertar o amor à nossa terra e o orgulho por sermos tatuianos e residirmos nesta Cidade Ternura”, diz Cristina.

O poema “Praça da Matriz” foi escrito no antigo “Café Canção”, que funcionava no local que foi residência do compositor e músico tatuiano Bimbo Azevedo “e era o ponto dos ‘cults’ tatuianos no início dos anos 2000, lembra a autora.

Cristina Siqueira

Escritora, poetisa, decoradora e educadora, Cristina tem ateliê em Tatuí, cidade onde realizou o projeto “Livro de Rua” e o livro “Prisma”. Foi articulista do jornal O Progresso de Tatuí e trabalhou durante 17 anos na área da Educação.

Dinamizou espaços culturais e ampliou o trabalho em viagens pelo Brasil e pelo exterior, com foco na poesia. Seu CD “Se Houvesse Amor a Vida Seria Carícia” foi lançado em várias cidades da Europa, sendo seu “cartão de visita” em Coimbra, Lisboa, Barcelona, Paris e Florença.

É curadora de várias intervenções poéticas e artísticas, promovendo saraus, exposições e recebendo em seu ateliê escritores, poetas e artistas.

Em 2021, devido ao isolamento social, realizou um mês dedicado à poesia e a um sarau, de forma virtual, que envolveu personalidades de Tatuí e do mundo.

Autora de cinco livros publicados, entre eles “Papel”, “A Carne da Noz” e “Por Trás dos Muros”, e da performance teatral “Chama de Vida”, com o Grupo Novas Tendências, Cristina é membro correspondente da Academia Sorocabana de Letras.

“Dedica-se, diariamente, a dinamizar as mídias sociais com trabalho literário e artístico, contando com leitores fiéis que a acompanham”, informa a assessoria de comunicação da prefeitura.

Além disso, está em fase de finalização de um livro cujo cenário é Trancoso, localizado no sul da Bahia.