Escola do Senai local inicia o perí­odo de matrí­cula de ‘regulares’ nesta segunda





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Cursos disponíveis são para formação de mecânico e de eletricista

 

A Escola do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Tatuí inicia o período de matrícula dos cursos regulares nesta segunda-feira, 22. A classificação geral dos participantes do processo seletivo está disponível no site oficial do município.

O acesso é feito pelo endereço tatui.sp.gov.br/concursos-publicos. O período de matrícula termina nesta sexta-feira, 26. As aulas das duas primeiras turmas terão início em julho.

A seleção dos candidatos aconteceu no domingo, 14, valendo vagas para os cursos que marcam a implantação em definitivo do Centro de Formação Profissional “José Ferreira Coelho”. O exame foi aplicado no prédio da Femague (Fundação Educacional “Manoel Guedes”) e atraiu 261 jovens, com idades entre de 18 a 21 anos.

As primeiras oportunidades de profissionalização, gratuita, são para os cursos de mecânico geral, com aulas pela manhã, e eletricista, à tarde. São 32 vagas no total.

Elas atendem à demanda do cumprimento de cotas do programa “Jovem Aprendiz” nas empresas de Tatuí e região. O curso tem duração de um ano e, nesse tempo, o aluno se capacita com aulas práticas, teóricas e desenvolve tarefas do ambiente de trabalho.

Em nota, o secretário municipal da Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, Marcio Fernandes de Oliveira, comemorou o “número de jovens que participaram da prova”. Ele ressaltou a procura “logo no primeiro processo de seleção”.

“Essa rápida resposta da juventude é a prova da importância do Senai, tanto para as empresas quanto para os jovens que estão à procura de um emprego e de capacitação profissional”, iniciou. “Com essa escola, vamos conseguir suprir a demanda que existe dos dois lados”, complementou o secretário por meio de assessoria.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, afirmou que a Escola do Senai está entre um dos principais itens de seu plano de governo apresentado à população durante as últimas eleições municipais, disputadas em 2012.

“Realizamos diversos cursos livres voltados à formação de profissionais de restauro de prédios e construções históricas, um mercado que cresce e se valoriza a cada dia, e também voltados à inclusão de jovens e portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho. Agora, iniciaremos uma nova fase com cursos regulares que certamente darão qualificação para a mão de obra local”.