Exposição no Museu ‘Paulo Setúbal’ é promovida pela escola CNA Tatuí

Projeto “Raízes...” foi desenvolvido junto a alunos da “Eugênio Santos”

Exposição retrata o olhar da criança pelos lugares de Tatuí (foto: Pablo Ruiz)
Da reportagem

Com a organização e o apoio cultural da escola de inglês CNA, os alunos da Emef “Eugênio Santos” desenvolveram o projeto “Raízes de Tatuí – Art Exhibition Roots of Tatuí”, que esteve em exposição no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, entre os dias 7 e 9.

O intuito, segundo a curadora e diretora da escola de línguas, Karen Keico, foi “incentivar o desenvolvimento cognitivo e criativo das crianças por meio da arte e educação”.

De acordo com ela, o projeto começou a ser desenvolvido no mês de agosto, em comemoração ao aniversário de Tatuí, com a proposta de que os alunos retratassem, em desenho, os lugares onde gostam de frequentar.

“Poderia ser um lugar histórico, algum monumento que eles gostam de olhar, passam por perto, que também acham importante para a cidade, ou, simplesmente, um lugar onde eles gostam de frequentar”, contou.

A exposição de artes visuais, ela ressaltou, foi “rica em detalhes”, com os quais, as crianças retrataram o Natal de Tatuí, a sorveteria que gostam de ir, enquanto outras registraram o momento de lazer delas, soltando pipa, por exemplo. “Foi muito legal, pois foram desenhos com a visão da cidade de Tatuí pelas crianças”, descreveu Karen.

A iniciativa teve a participação de 130 crianças do terceiro e quarto ano da escola municipal. Conforme a diretora do CNA, a exposição foi dada como “presente a elas pelo capricho e pelo engajamento delas no desenvolvimento dos trabalhos”.

 

“E também para que os alunos pudessem levar a família até o museu para prestigiar o trabalho deles”, acrescentou.

Para os alunos, a manhã de sábado foi um dia diferente. Eles “se arrumaram” para levar a família à exposição. O aluno do quarto ano Matheus Henrique dos Santos olhava com orgulho o trabalho dele e comentou, brincando, com o colega do lado, que o dele estava mais bonito. “Olha só o meu desenho: está parecendo mais real que o seu!”, comparava.

Santos desenhou a pracinha onde empina pipa, que fica perto da casa dele, e o coleguinha, a igreja que frequenta todos os domingos com a família.

“Está tudo muito lindo. As crianças estão de parabéns. É um orgulho para mim, como avó, ver minha neta envolvida em um trabalho desse”, comentou Dirce Proença, avó de uma das alunas.

Karen explicou que, por conta de a “Eugênio Santos” seguir um cronograma educacional, a coordenação da escola de inglês desenvolveu o projeto integralmente.

“Sabemos que a escola tem uma agenda, pela qual não poderia parar para que pudéssemos fazer isso com eles o tempo todo. Então, a CNA fez praticamente todo o processo junto aos alunos”, relatou.

A exposição foi montada pela secretaria pedagógica da escola de línguas CNA, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, do Departamento Municipal de Cultura, e da Secretaria de Esporte, Turismo, Cultura e Lazer.