Escola “Altina M. Araújo” faz exposição sobre o Carnaval

Mostra teve fotos e itens carnavalescos dos anos 50 a 80

Exposição reúne fotos e alegorias de antigos carnavais (Foto: Divulgação)
Da reportagem

Abrindo os eventos do calendário letivo de 2023, a Escola Estadual “Prof. Altina Maynardes Araújo”, de Tatuí, promoveu na sexta-feira da semana passada, 17, uma exposição especial de Carnaval, voltada aos estudantes.

De acordo com a coordenação do projeto, a mostra “transportou os estudantes para os Carnavais vividos na cidade nas décadas de 50, 60, 70 e 80”, com itens e fotos das quatro décadas.

Segundo a escola, o projeto teve a intenção de promover o resgate das tradições populares da cidade, proporcionando aos educandos a valorização do patrimônio artístico e cultural e o sentimento de pertencimento local”.

A exposição foi realizada com o apoio da diretora Rosana Sinisgalli, organização dos professores Norberto Cardoso, Ana Cláudia Gama, Elizabeth Amaro e auxílio da equipe escolar.

A mostra ainda contou com a colaboração do estilista Rolando Soares. O profissional decorou a exposição com tiaras confeccionadas por ele, além de figurinos e alegorias usados por foliões nos antigos carnavais.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de apreciar a exposição de fotos dos Carnavais das épocas. As imagens foram cedidas pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal”, por meio do gestor do MHPS, Rogério Vianna, e da agente cultural Maria Augusta de Abreu Raggio Barbará.

Além disso, a instituição recebeu atrações como o Cordão dos Bichos Mirim, da Emei “Joaquim da Silva Campos”, o personagem do palhaço Bossolan, palestra e o Cordão dos Bichos, bloco tradicional de Tatuí, os quais reuniram informações e brincadeiras de folia junto aos jovens. O evento ainda registrou a participação do produtor de eventos Jorge Rizek.