Equipes repetem placar em rodada que abriu Copa São Paulo em Tatuí





Dois times registraram vitória pelo mesmo placar na rodada de abertura dos jogos em Tatuí da “Copa São Paulo de Futebol Júnior”. O “repeteco” aconteceu nas partidas entre o São Raimundo e o Desportivo Brasil e o Paraná Clube e o Guarani.

Os duelos ocorreram no campo do estádio do Sindimetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí e Região), às 14h e 16h, respectivamente. Eles tiveram resultados positivos para clubes que representam os Estados de Roraima e Paraná.

As duas equipes que competem por São Paulo perderam partidas. No primeiro jogo, o Desportivo Brasil, da cidade de Porto Feliz, estreou com derrota. O time amargou 2 a 1 contra o São Raimundo, de Roraima.

Na sequência, o Paraná Clube levou a melhor sobre o Guarani, de São Paulo. A equipe paranaense também venceu pelo placar de 2 a 1.

Os quatro times que disputaram jogos em Tatuí integram o grupo “M” da competição. A Copa São Paulo conta com 26 grupos (do “A” ao “Z”), com quatro equipes cada um. Os da “M” voltam a campo nesta quarta-feira, 8, a partir das 14h, também no gramado do Sindicato dos Metalúrgicos.

No primeiro horário, as disputas serão entre equipes que representam o Estado de São Paulo. Guarani e Desportivo Brasil abrem a rodada, seguidos por Paraná Clube e São Raimundo. Esses dois últimos entram em campo a partir das 16h.

A estreia da competição em Tatuí contou com presença do ex-zagueiro do Palmeiras e da seleção brasileira Roque Júnior. Também compareceram o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Júnior.

Coquetel na noite de sexta-feira, 3, no Centro Cultural Municipal, marcou a abertura oficial do evento. Na ocasião, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, afirmou que a competição é “uma prova incontestável de que Tatuí entrou definitivamente no cenário esportivo nacional a partir deste ano”.

Em nota enviada à imprensa, o Departamento Municipal de Comunicação e Gestão Estratégica cita a Copa São Paulo como a “mais importante conquista do esporte em toda a história da cidade”. O setor do Executivo afirmou, ainda, que ela é “a maior reveladora de novos talentos e craques do país”.

Conforme a Prefeitura, o coquetel de lançamento aconteceu de maneira simultânea nas outras 25 cidades que sediam a competição.

Em Tatuí, o Executivo apresentou outra novidade: a abertura da exposição “Craques de Todos os Tempos – As Revelações da Copa São Paulo de Futebol Junior”.

A mostra traz fotos de 11 jogadores, que integram “seleção montada a partir de nomes que brilharam na copinha”. O trabalho de pesquisa e concepção artística da mostra esteve a cargo do Departamento de Comunicação.

A edição 2014 da “Copinha”, como também é conhecida a competição de futebol, tem 104 clubes inscritos. Na região, apenas Tatuí recebe jogos do evento.

Além de reunir os maiores clubes do Brasil e os campeões de cada Estado, o torneio terá convidados como o Kashiwa Reysol, do Japão.

A tabela dos jogos no município prevê mais uma rodada dupla, no próximo sábado, 11. Na data, jogam: Guarani e São Raimundo e, ainda, Desportivo Brasil e Paraná Clube.

De acordo com o regulamento, os dois primeiros colocados de cada grupo classificam-se para a fase eliminatória. A final do torneio acontece tradicionalmente em São Paulo, no dia 25 de janeiro – aniversário da capital paulista.

No evento de abertura, o prefeito afirmou que a vinda da competição para o município representa “soma dos esforços articulados entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, e o Desportivo Brasil, da cidade de Porto Feliz”.

“Não podemos deixar de agradecer à FPF (Federação Paulista de Futebol), que acreditou em nossa equipe, na estrutura oferecida pela cidade, e permitiu que realizássemos esse sonho que vem sendo nutrido há várias gerações”, argumentou.

Em discurso, o secretário municipal do Esporte disse que “o torneio é o maior evento de futebol de base do mundo”. Júnior afirmou, também, que a “Copinha” projetou “inúmeros craques do futebol”. Citou, como exemplos, Falcão, Casagrande, Rogério Ceni, Robinho, Fred, Pato e Neymar.