Equipes de futebol do município estréiam nos Jogos Regionais

O 62º Jogos Regionais iniciaram as disputas a partir desta quarta-feira, 4, nas cidades de Tatuí, Cerquilho e Boituva. Entre as modalidades, está o futebol, em que Tatuí é representada em duas categorias: masculino 20 anos – o tradicional sub-20 – e feminino livre.

A equipe masculina do munícipio é representada pelo Bom de Bola Tatuí. A estreia ocorre nesta quarta-feira, contra Jundiaí, a partir das 15h, no Clube de Campo. Ibiúna completa o grupo que classificará para a segunda fase apenas o melhor colocado.

Apesar de a categoria permitir atletas com até 20 anos de idade, a equipe local conta com apenas um jogador com o limite de idade. Segundo o técnico Diego Barros, essa categoria dificulta a montagem do elenco por conta de alguns atletas trabalharem ou estudarem, levando à opção por atletas mais novos, que têm mais disponibilidade para treinar e participar dos jogos.

“A ideia é de levar a equipe com atletas mais jovens é para dar experiência a eles e, com isso, estimular o desejo de participarem da competição por mais anos”, explica o técnico.

“Com uma preparação mais adequada, esperamos chegar próximos a outras cidades que têm categorias de base com atletas que treinam diariamente”, segue o técnico do masculino.

A categoria futebol feminino livre, comandada por Luiz Antônio de Oliveira, disputa a primeira fase dos Jogos Regionais pelo grupo E, ao lado de Registro, Itariri e Juquiá. A equipe feminina também faz a primeira partida nesta quarta-feira, no Clube de Campo, às 14h, contra Registro.

Contando com apoio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, da Prefeitura, Oliveira está à frente do futebol feminino da cidade há cerca de dois anos. Mesmo com o título da 1ª Copa Paulista do Interior de Futebol Feminino, em 2017, ele aponta desafios da modalidade.

“Sempre existem dificuldades, mas é diferente do masculino, que é só um estalo de dedos e aparecem por todos os cantos garotos que jogam futebol; já com meninas, é mais difícil”.

Ainda assim, o técnico adota o otimismo para a competição: “Para os Jogos Regionais, estamos com uma boa equipe e esperamos colher bons frutos”, conclui.