O Rally dos Sertões deu início à 26a edição no final de semana. No sábado, 18, o evento teve largada promocional e no domingo, 19, os pilotos começaram a disputa “para valer”.
A primeira etapa da tradicional competição, que faz parte do calendário nacional de Rally Cross Country, foi iniciada na capital de Goiás, rumando para o interior do estado. Foram percorridos 690 quilômetros de Goiânia até a cidade de Formosa.
A equipe Território Motorsport, sediada em Tatuí, é representada por três duplas. Entre elas, estão Edu Piano e Solon Mendes, na categoria UTV (utility task vehicle, ou veículo utilitário multitarefas, em português), pelo terceiro ano consecutivo, a bordo do modelo Can-Am Maverick X3.
Eles venceram o percurso em 5 horas 33 minutos e 33 segundos, obtendo a segunda posição na categoria “Over 45” e o sexto melhor tempo na classificação geral, entre as 46 UTVs da disputa.
Participando da competição pela 23ª vez consecutiva e um dos recordistas da prova com sete títulos, Piano afirmou ter passado “sufoco”, mas que torce por mais.
“Logo no começo da prova, tivemos um problema no freio, que permaneceu até o final, e isso nos atrasou muito. Por conta disso, quase capotamos. Foi um dia de muita aventura”, disse Piano.
“Apesar do percurso complicado, a prova era do jeito que gostamos, bem travada, muito técnica e difícil. A estratégia é tentar compensar o tempo perdido, e torço para que as próximas etapas sejam tão duras como esta”, completou o piloto.
Competindo pela equipe tatuiana, Augusto Montani e Gabriel Dall Agol, estreantes no grid, terminaram a etapa em 13o na categoria “Pró Turbo” e 21º na classificação geral, com o tempo de 6 horas e 44 segundos.
A outra dupla representante da equipe Território Motorsport, disputando a mesma categoria, Rodrigo Luppi e Fausto Dallape, teve problemas com a UTV e não completou a prova. Segundo Luppi, “o câmbio CVT encheu de areia no rio e começou a patinar”.
O Rally dos Sertões 2018 terá mais seis etapas e será concluída com o percurso de 654 quilômetros, de Juazeiro, no interior do Ceará, até a capital Fortaleza, no sábado, 25. O roteiro da prova ainda passa pelos estados da Bahia e Piauí.
Os competidores seguirão por estradas em fazendas, com muitas lombadas, pedras e erosões, além de trechos onde a prova ficará mais rápida, para totalizar os 3.607 quilômetros previstos.
A Território Motorsport, sediada em Tatuí, é uma das equipes mais tradicionais no grid do Rally dos Sertões e é chefiada por Piano. Durante 12 temporadas, até 2014, a equipe representou o time oficial da Ford Caminhões na competição e conquistou oito títulos.
Entre 2011 e 2014, a equipe oficial da Troller Racing também foi representada pela Território Motorsport, sagrando-se bicampeã da prova na “Production T2”. A partir de 2016, Piano passou a competir e a preparar UTVs.