Equipe de Tatuí­ fatura tí­tulo em categoria do Sertões 2014

513





Divulgação

Comemoração na rampa de chegada em Belo Horizonte

 

Líderes de ponta a ponta da 22ª edição do “Rally dos Sertões”, o piloto Edu Piano, o navegador Solon Mendes e o mecânico Carlos Sales conquistaram, no sábado, 30 de agosto, um título esperado. Sagraram-se campeões 2014 na categoria caminhões. Eles venceram a competição a bordo de um F4000 Território 4×4.

Conforme assessoria da Território Motorsport, o time cruzou a rampa de chegada em frente à Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Trata-se do oitavo título consecutivo da equipe de Tatuí que é oficial da Ford Caminhões na competição; sétimo de Piano, sexto de Mendes e segundo de Sales.

“Este ano o título tem um sabor diferente. Decidimos somente alguns dias antes que viríamos para a prova porque a situação está difícil. E viemos para o Sertões com uma equipe super-reduzida (seis pessoas)”, disse Piano por meio de assessoria.

Piloto de Tatuí, ele é chefe de equipe e preparador de carros de competição. Nos Sertões, Piano tem “responsabilidades maiores do que apenas a direção do veículo”. O piloto completou 19 participações consecutivas na prova e é um dos recordistas de títulos nos caminhões.

Invicto, o time venceu o prólogo e mais seis etapas consecutivas. Só não conseguiu acelerar na sétima e última etapa porque a especial para a categoria acabou não sendo disputada.

Conforme a assessoria, o trio manteve uma vantagem de mais de uma hora no acumulado e “inevitavelmente comemoraria mais uma vitória”. Foram 17h53min10s contabilizadas de especiais contra 18h27min54s do segundo colocado.

Nesta edição a configuração da prova teve sete ao invés de dez etapas e aproximadamente 2,6 mil quilômetros de roteiro, mil a menos que na edição do ano passado. O time de Tatuí mostrou experiência e teve que superar as dificuldades do trajeto.

Na primeira etapa, Piano pilotou mais de cem quilômetros de especial sem freio. Em outra etapa, o trio teve um pneu furado e mesmo na reta final registrou problemas de ultrapassagem com um adversário da categoria que quase lhes custou o título.

Entre Goiânia (largada) e Belo Horizonte (chegada) – 23 a 30 de agosto –, o Sertões 2014 passou por mais cinco cidades. Sediaram o rali pela primeira vez Catalão (GO) e as cidades mineiras de Paracatu e São Francisco. Completaram o percurso, Caldas Novas (GO) e Diamantina (MG), que já receberam a prova em outras edições.