
Criado em 2007, o programa de assistência à população tatuiana com mais de 60 anos completa uma década de existência. No “ano especial”, o projeto do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade) retoma o nome de batismo – alterado em 2013 por ocasião de mudança da política de governo local – e reinicia as atividades sob o comando da professora Sônia Maria Ribeiro da Silva.
Ela anunciou, neste mês, a volta do “Envelhecer com Qualidade de Vida”, chamado de “Melhor Idade” nos últimos quatro anos. O Fusstat programa para março o início de nova turma. Na ocasião, os idosos já matriculados farão apresentações de dança e atividades físicas na Praça da Matriz.
A performance está prevista para o dia 8 de março e integrará evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “Eu queria que ele (o projeto) estivesse funcionando já, porque os idosos gostam muito”, disse a presidente do Fusstat.
Sônia explicou que, além das atividades físicas, os idosos atendidos pelo projeto são contemplados com cessão de remédios. De acordo com a presidente da entidade, muitos deles precisavam repor os medicamentos, mas não tinham receitas, porque não estavam mais sendo atendidos por meio do programa.
O Fundo Social espera normalizar o atendimento no dia 7 de março, quando está programado o retorno oficial dos idosos ao Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca”. Lá, os participantes voltarão a desenvolver atividades físicas e recreativas e a passar por consultas de rotina com profissionais.
“No dia 7, começa tudo de novo e, no dia 8, os idosos já realizarão uma primeira participação pública”, contou Sônia. A aparição acontecerá no mesmo dia em que a Praça da Matriz receberá evento dedicado às mulheres, unindo o Fundo Social e as demais secretarias do município, como a da Saúde, que fará aferição de pressão arterial.
O próprio Fusstat oferecerá, gratuitamente para as mulheres que passarem pelo espaço, maquiagem, penteados e cortes de cabelo. “Estou muito feliz pelo trabalho que começou a ser desenvolvido. Acho que o retorno do programa está sendo muito bom e que a população está entendendo as nossas necessidades”, comentou ela, referindo-se ao bazar realizado pela entidade.