A enquete realizada pelo jornal O Progresso em seu portal (www.oprogressodetatui.com.br), ao longo desta semana, apontou que, na opinião dos leitores, a falta de vagas é a maior causa do desemprego.
Essa opção foi apontada por 76% dos leitores. Outros 18% indicaram que os números do desemprego são mais devidos à falta de qualificação dos candidatos e, ainda, 6% creem na “falta de vontade” dos candidatos.
O jornal abordou o tema em razão de palestra, que teve inscrições gratuitas, do programa “RH do Bem”. O evento teve como objetivo levar dicas e orientações às pessoas que buscam se recolocar no mercado de trabalho.
O profissional de recursos humanos Francilei Alves explica que o RH do Bem começou depois que o grupo percebeu a necessidade de orientar as pessoas sobre o mercado de trabalho.
Segundo ele, muitos cidadãos encontram dificuldades em sair do desemprego por falta de qualificação e comportamento na hora da entrevista. No entanto, ele também comentou que, “às vezes, ficamos na dúvida se a pessoa quer mesmo trabalhar”.
Nesta semana, o assunto da pesquisa será a estação ferroviária. A Prefeitura está próxima de anunciar o fechamento de acordo para transferir a estação ferroviária para a administração municipal (reportagem nesta edição).
O secretário Cassiano Sinisgalli antecipou que a intenção é fazer do local um espaço cultural, com a história da estação, um balcão receptivo, artesanatos e mais uma unidade de PIT (Ponto de Informações Turísticas). “Podemos também ter uma loja de suvenir, uma livraria, café ou uma choperia”.
Assim, o jornal questiona: “Em sua opinião, o restauro e uso da antiga estação ferroviária pode contribuir com o fomento ao turismo em Tatuí em que medida?”. As respostas são: “em muito”, “relativamente” e “em nada”.
A pergunta pode ser respondida a partir da manhã desta sexta, 30. A votação termina às 16h30 do dia 6, com resultado divulgado no final de semana.