Por meio da enquete desta semana, o jornal O Progresso consultou a opinião dos leitores sobre a utilização da fábrica São Martinho como local para sediar eventos. Para tanto, questionou: “Caso a fábrica São Martinho passasse a sediar evento, qual tipo você gostaria que fosse realizado?”.
As opções “exposição” e “gastronômico” ficaram praticamente empatadas, com 36% e 30%, respectivamente. A resposta “show” recebeu 18% dos votos e “festas” foi a última colocada, com 16% da preferência dos leitores.
A questão foi proposta após a Prefeitura divulgar a realização do “1º Festival de Comidas de Buteco” na fábrica. Participarão do evento: Armazém Santa Luiza, Boteco do Piteco, Cazavelha, Cozinha Julio, Pesqueiro Três Marias, Bar do XI, Café Canção, Choupana Bar, Fábrica de Cultura Santo Antônio, Pimenta e Salsa, Bar e Petiscaria Tony Caranguejo, Capitão XV, Colina’s Bar, Lanchonete e Pastelaria Tambelli e Sans Café.
O festival tem como proposta prestigiar os comerciantes da cidade e suas especiarias e abre “um leque de possibilidades” para a utilização do espaço tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) do Estado de São Paulo.
Para essa semana, o bissemanário traz como tema as propostas de aumento real do mínimo de 25% do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e de 50% do ISS (Imposto Sobre Serviços), que deveriam ser votadas pela Câmara Municipal na quinta-feira, 19.
Porém, a presidência do Legislativo retirou as propostas da pauta da sessão extraordinária, alegando razões técnicas. Os projetos haviam sido encaminhados pelo Executivo na tarde de terça-feira, 17, e entregues com pedido de urgência.
Em função da falta de pareceres de três vereadores, o presidente da Casa de Leis, Oswaldo Laranjeira Filho (PT), cancelou a votação. A decisão gerou protesto de populares que acompanhavam a sessão e divergência entre os pares. Três deles se manifestaram contrários e disseram não concordar com o adiamento.
Também questionaram as razões apresentadas pela presidência (matéria nesta edição) e disseram que são favoráveis a discutir o assunto com a população. Por conta disso, o jornal questiona: “Você acha que a Câmara Municipal tem o dever de consultar a população sobre os aumentos do IPTU e do ISS antes deles serem aprovados?”.
A pergunta será aberta à votação a partir deste sábado, 21, na página principal do bissemanário. Os leitores podem participar da pesquisa virtual por meio do portal www.oprogressodetatui.com.br, respondendo “sim” ou “não” à questão.