
Da redação
Na semana anterior, entre os dias 14 e 20 a Guarda Civil Municipal (GCM de Tatu), durante ações de patrulhamento, realizou a prisão de um indivíduo por furto consumado e recuperou um veículo com queixa de furto.
No dia 15, terça-feira, durante patrulhamento rural, a equipe da GCM foi acionada por uma propriedade produtora de laranjas, localizada na estrada dos Fragas, para atender a uma ocorrência de furto em andamento.
“Rapidamente”, a viatura se deslocou até o local e, nas proximidades da Associação Força para Viver, localizou um indivíduo com as características informadas, além dos objetos furtados.
Após abordagem e contenção com algemas – conforme a Súmula 11 do Supremo Tribunal Federal (STF) -, o suspeito foi conduzido à Central de Flagrantes.
A autoridade policial elaborou o boletim de ocorrência por “furto consumado” e o material subtraído (50 quilos de laranja) foi devolvido à vítima. As partes foram liberadas após os devidos procedimentos legais.
Já no sábado da semana anterior, 19, uma equipe da GCM, em patrulhamento pela região central da cidade, foi informada, via Central de Operações e Despacho (COD), sobre a identificação, por meio do sistema Muralha Digital, de um veículo VW Jetta preto com registro de furto.
Com base nas informações, os guardas localizaram o veículo e realizaram “um acompanhamento discreto” até que o condutor estacionasse em um comércio local.
Nesse momento, foi realizada a abordagem. Nada de ilícito foi encontrado com o motorista, que alegou desconhecer o registro de furto e informou que o carro está no nome da ex-companheira.
O caso foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil, onde foi registrado boletim de ocorrência de averiguação, localização e apreensão de veículo. O carro acabou removido ao pátio credenciado e o condutor liberado, permanecendo o caso sob investigação.