Encontro registra 250 pessoas para eventos de combate às drogas

334
Publicidade

Palestras sobre políticas públicas sobre o resgate de dependentes químicos e combate às drogas lícitas e ilícitas foram ministradas no Encontro Regional de Políticas Contra as Drogas, que aconteceu na Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, para cerca de 250 participantes, dia 20.

 

Os palestrantes foram o coordenador de políticas sobre drogas da Secretaria Estadual da Justiça, Mário Sérgio Sobrinho, e o psiquiatra e coordenador do Programa Recomeço, Ronaldo Laranjeira.

 

Participaram do evento os membros do Comad e secretários municipais, além de líderes religiosos e diretores de escolas.

Publicidade

 

O encontro foi voltado aos Comads (Conselhos Municipais Antidrogas), para a apresentação dos meios de aquisição de recursos públicos para a recuperação de dependentes químicos.

 

“O Comad é o norteador, mas temos o suporte no Legislativo e no Executivo”, disse o professor da Fatec e membro do Comad Tatuí, Osvaldo D’Estefano Rosica.

 

Foi apresentado o Programa Cartão Recomeço, que investe R$ 1.350 durante seis meses para a recuperação de dependentes, enviando o dinheiro às instituições que os atendam.

 

Para a instalação do programa e início do atendimento, é necessário que o município tenha o Caps (Centro de Apoio Psicossocial), com profissionais psicólogos, psiquiatras, terapeutas e monitores.

 

Para a instalação

Uma segunda reunião, organizada pela Coed (Coordenação Estadual de Políticas Sobre Drogas) e Coned (Conselho Estadual Sobre Drogas), será realizada no dia 26 de agosto, a partir das 9h, também na Fatec local.

 

Os Comads de todo o Estado participarão, sendo que, destes, representantes de cinco municípios partilharão ações de sucesso.

“Municípios que têm o Comad, os que estão instalando e os que pretendem instalar, participarão”, afirmou o presidente do Comad Tatuí, Paulo Martins.

Em Tatuí, o órgão foi regulamentado pela lei 4.646, de 29 de maio de 2012, e seus 26 representantes, nomeados pelo decreto 13.750, de 5 de fevereiro de 2013.

Publicidade