Encontro Nacional de Canto Lí­rico abre inscrições a partir desta sexta

486





Será aberto nesta sexta-feira, 8, o período de inscrições ao 3o Encontro Nacional de Canto Lírico – “A diversidade do repertório vocal”, evento organizado pelo Conservatório de Tatuí. O evento será realizado entre os dias 29 de outubro e 1o de novembro, em Tatuí. A coordenação é da professora Cristine Bello Guse.

O Encontro Nacional de Canto Lírico integra a programação de celebração dos 60 anos do Conservatório de Tatuí, completados em 2014. O evento é organizado com objetivos de proporcionar aos estudantes de canto uma visão estilística aprofundada de determinados gêneros do repertório vocal: “lied”, “melodie”, “art song”, “canção brasileira” e “ópera”.

Ele também almeja fornecer informações a respeito de aspectos de técnica vocal, fisiologia da voz, ensino de canto e carreira profissional.

“O mercado profissional da música exige do cantor lírico conhecimentos relacionados a especificidades estilísticas, bem como versatilidade e domínio vocal. O Encontro de Canto Lírico abre espaço para que os estudantes acessem essas informações detalhadamente através do contato com profissionais renomados e especializados em cada assunto”, diz a coordenadora.

Ainda conforme Cristine, “o conhecimento de aspectos de fisiologia e técnica são extremamente relevantes para os cantores em formação, uma vez que a demanda vocal de um cantor profissional requer que o mesmo conheça profundamente seu instrumento na intenção de preservar-se de emissões que lhe trariam cansaço vocal”.

“A vivência musical contínua que um encontro traz ao estudante é sempre muito motivadora para que este se dedique cada vez mais a seus estudos com responsabilidade e prazer”, justificou a coordenadora.

O evento contará com palestras, masterclasses, concertos e mesa redonda com artistas convidados de renome no meio artístico, pedagógico e acadêmico. Estão confirmadas as presenças de Martha Herr (art song); Achille Picchi (canção brasileira); Laura de Souza (lied); Ricardo Ballestero (mélodie); Walter Chamun (fisiologia da voz e técnica vocal); Said Tuma (correpetidor); e Inacio de Nonno (ópera).

As inscrições poderão ser feitas pelo site conservatoriodetatui.org.br/ecanto. O período de inscrição segue até 8 de outubro para a modalidade executante e até dia 22 do mesmo mês para a modalidade ouvinte.

Podem participar do evento estudantes de canto em geral (modalidade ouvinte), alunos avançados que possuam repertório memorizado e que almejem abordar questões estilísticas e interpretativas do repertório ou, ainda, alunos iniciantes ou intermediários que almejem abordar questões de técnica vocal em seu repertório (participantes máster classes intermediário e avançado).

Serão selecionados de quatro a cinco alunos por masterclass para que o professor tenha entre 15 a 20 minutos para trabalhar com cada participante. A seleção ocorrerá mediante avaliação de currículo, carta de indicação do professor que ateste o que consta no currículo e indique há quanto tempo o aluno estuda canto.

O candidato também será submetido a avaliação de uma performance gravada em vídeo e enviada via “link” relativo a postagem do site de vídeos YouTube. Mais informações podem ser obtidas pelo site conservatoriodetatui.org.br/ecanto.