Encontro previsto para o início deste mês servirá de pontapé inicial para elaboração de projeto em favor de pessoas em reabilitação. O assunto que será discutido em São Paulo teve primeira menção em Tatuí, em reunião da Câmara Municipal na noite do dia 29 de março.
Na ocasião, a vereadora Rosana Nochele Pontes Pereira (PP) apresentou requerimento no qual pede ao prefeito que informe a possibilidade de disponibilizar uma área no centro da cidade. Segundo a parlamentar, o espaço seria usado para abrigar unidade da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).
Em entrevista a O Progresso, Rosana divulgou que a entidade teria demonstrado interesse em vir para o município. “Chegou ao meu conhecimento, por meio de um voluntário da AACD que há essa vontade”, comentou.
Também segundo a parlamentar, a intenção pode se transformar em ação concreta se houver colaboração. Rosana disse que a “evolução” vai depender da cessão de uma área.
“O interesse é que a Prefeitura ceda uma área para que eles (a equipe da AACD) construam”, disse Rosana. A vereadora afirmou não ter uma ideia de qual espaço seria mais indicado para o projeto.
Rosana citou que a construção de uma unidade tem sido discutida “a pedido de muitas pessoas”. Conforme a parlamentar, parentes de pessoas que estão em reabilitação que realizam tratamentos na região têm feito várias solicitações nesse sentido. “Inclusive, só depende da área para a AACD vir”, frisou.
Como forma de apoiar o projeto, Rosana antecipou que viajará para São Paulo para discutir o assunto com representantes da entidade. O encontro ainda não tem data marcada. A intenção é verificar a possibilidade de investimento, quais serviços seriam disponibilizados no município e as exigências.
Apesar de mencionar que tem sido procurada pela população que precisa de atendimento especializado, Rosana afirmou que não tem ideia de quantas pessoas poderiam ser beneficiadas com uma unidade da AACD. Ela declarou, porém, que o número é alto, levando em consideração as visitas ao gabinete.
Também em entrevista, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, disse que não tem conhecimento sobre o assunto. Manu afirmou que o Executivo não foi procurado por nenhum representante da instituição, ou voluntário para tratar do pedido.
“Por enquanto, nós não temos nenhuma proposta da AACD de ela vir se instalar aqui. Não tem nada de oficial. Se alguém entrou em contato com a vereadora, não procurou a Prefeitura”, concluiu.
A reportagem também tentou contato com a assessoria da associação para confirmar a intenção. Até o fechamento desta edição (terça-feira, 5, às 17h), não obteve retorno.