Workshop gratuito foca em “encantamento” e será no dia 29
Empresários locais receberão, no próximo dia 29, um auxílio a mais para alcançarem a chamada fidelização de clientes. Eles estão entre os convidados para participar, na data, de um workshop realizado pela UP Quality – Gestão Empresarial.
A iniciativa é gratuita e será realizada no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, na vila Santa Helena. Ela tem como público-alvo, também, profissionais liberais, gerentes comerciais, funcionários de departamentos de recursos humanos e pessoas em busca de qualificação.
O workshop é dividido em três momentos e conta com duas palestras, sendo a primeira com início programado para as 20h. A primeira parte trata dos temas inteligência emocional e reciclagem mental, a cargo de Joel Ferreira Júnior. Na seguinte, o médico Jorge Sidnei Rodrigues da Costa falará sobre excelência no atendimento. Ele focará na premissa do “encantamento do cliente”.
“Nós sabemos que as empresas estão em grande dificuldade, pela situação econômica que o país vive. Se tem uma coisa que diferencia uma da outra é exatamente o atendimento. O preço pode ser igual, um pouco mais barato, mas o que leva o cliente a ser fidelizado, a voltar, é o atendimento”, disse Jorge Sidnei.
Conforme ele, esse é o nicho a ser explorado junto às empresas do município. Jorge Sidnei possui MBA (especialização) em gestão empresarial e curso de extensão universitária em marketing e gestão hospitalar.
Em Tatuí, ele iniciou o trabalho de capacitação junto a médicos, enfermeiros e profissionais do setor da saúde. Também deu treinamentos para funcionários que atuam nas secretarias municipais, clínicas e consultórios particulares.
Contudo, com o passar do tempo – e a experiência como consumidor -, o palestrante resolveu direcionar o trabalho para o comércio, incluindo lojas, açougues, restaurantes. “Eu comecei a perceber que o atendimento em Tatuí era muito ruim. Daí, comecei a oferecer o treinamento que deu certo”, afirmou.
No CEU das Artes, os assuntos serão intercalados com um intervalo de 30 minutos, no qual os participantes poderão trocar experiências. As palestras são gratuitas, mas, para garantir participação, os inscritos devem apresentar um litro de leite (em embalagem tetrapak) no momento que ingressarem no auditório. As caixas serão repassadas para o Fusstat (Fundo Social de Solidariedade).
O evento que marca a retomada dos trabalhos da UP Quality em Tatuí recebe patrocínio do Laboratório Cruzeiro e da Grantel Materiais para Construção. Também tem apoio da Rádio Notícias, site Xpres e do jornal O Progresso.
A organização limitou o número de participantes, em decorrência da capacidade do auditório (80 lugares). Quem desejar integrar o evento deve confirmar presença até esta segunda-feira, 27, por meio do número de telefone 99624-9910.
Mesmo sendo direcionado, o workshop é aberto. Jorge Sidnei explicou que a capacitação pode ser feita tanto por quem já está empreendendo como por quem quer entrar no mercado. “Mesmo alguém que esteja pleiteando um emprego na área de vendas, por exemplo, pode fazê-lo, para buscar mais conhecimento”, disse.
A partir do evento, o médico disse que a intenção é de expandir as capacitações para outros formatos e negócios. A empresa pensa em retomar os treinamentos “indoor” (dentro dos estabelecimentos) ou externamente, em espaços de reuniões. Esse trabalho, porém, deverá ser definido posteriormente e com custos a serem discutidos com as empresas interessadas.
A UP Quality existe em Tatuí desde 2002, tendo atuado por dez anos no mercado. Em 2012, por conta de um problema familiar, o médico resolveu suspender as atividades da empresa. Ela está sendo retomada neste ano com participação de Andréia Alves, que acumula experiência na área de marketing.
O médico antecipou que a pretensão da empresa é realizar, ao menos, uma palestra por mês. A proposta é que o município possa ter um ganho, uma vez que o workshop acontece num momento em que a economia brasileira dá sinais de reação.
“O país está começando a melhorar. Esse é o instante no qual as pessoas precisam investir, principalmente, no atendimento. É o que vai dar o diferencial para quem quer se destacar, porque o bom atendimento garante fidelização”, encerrou.