Emprego e qualificação serão os focos de ex-secretário na Câmara





Arquivo O Progresso

Ex-titular da Indústria retornou ao Legislativo na semana passada

 

“Na Câmara Municipal, os focos serão geração de emprego e qualificação profissional”. A bandeira a ser defendida pelo ex-secretário municipal da Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, Ronaldo José da Mota, a partir do ano que vem, está relacionada com a área de atuação do político. Mota é sindicalista e presidente do Sindmetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí e Região).

Em 2015, o atual vereador afirmou que levará para o Legislativo projetos que possam contribuir para o desenvolvimento do município. Mota afirmou que voltou à Câmara – ele havia assumido a função de parlamentar no dia 1º de janeiro de 2013 e deixado a vaga para o suplente no dia seguinte – porque “concretizou toda a plataforma de governo” que havia sido proposta como secretário.

“Volto para a Câmara, mas ainda vou dar respaldo para a secretaria”, declarou. O parlamentar declarou à reportagem que vai atuar como uma espécie de ponte entre o empresariado e o Executivo. Também usará de seus contatos junto a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e outras instituições ligadas à indústria para contribuir com a atual administração.

Por conta de contato com autoridades estaduais, ele pretende aumentar o recebimento de recursos via emendas para o município. “Tenho um bom contato com secretários de Estado e com deputados. Como vereador, vou poder trazer mais resultados não só para a secretaria, mas para a cidade”, afirmou.

Mesmo que a intenção seja priorizar a indústria, Mota declarou que também brigará por mais recursos para as áreas de saúde e de planejamento. Uma possível fonte é o Ministério das Cidades. “É lá onde temos vários recursos que poderão ser aplicados no nosso município”, argumentou.

Na Casa de Leis, Mota disse que quer atingir o “mesmo resultado obtido junto à secretaria”. “Foram várias conquistas, nós atendemos nosso objetivo”, falou.

Como ações trazidas para o município na gestão dele, o ex-secretário destacou a segunda unidade do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), no Poupatempo, a mudança do Procon, para o mesmo local, e a nova sede da secretaria. A pasta atende, atualmente, na rua Coronel Aureliano de Camargo, 943.

Estão elencadas como metas cumpridas o aporte de R$ 300 mil obtidos neste ano para o Banco do Povo (com 90% dos recursos vindos do governo do Estado e 10% do Executivo) e o terceiro ponto do programa Acessa São Paulo. Um quarto já estaria “engatilhado” e deve ser entregue pelo próximo secretário.

A principal conquista mencionada pelo ex-secretário é a inauguração da Escola do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). “Pegamos ela da estaca zero e, depois de muitas reuniões, conseguimos torná-la realidade”, disse.

Conforme o vereador, o Executivo implantou o projeto no prazo de um ano e meio. Nesse intervalo, a Prefeitura definiu o espaço, fez as adequações do prédio e recebeu os equipamentos cedidos pelo Senai para os cursos de qualificação.

“Ela (a Escola do Senai) é a nossa menina dos olhos. No momento, estão feitas adequações técnicas para contratação de professores e coordenadores. Como deixamos tudo pronto, agora é a fase de dar encaminhamento”, citou o vereador.

Enumeradas em entrevista como conquistas, as ações realizadas pelo ex-secretário integram processo de reestruturação da pasta municipal. Mota disse que a fase ainda não terminou e que esse trabalho ficará a cargo do novo titular, o professor Márcio Fernandes de Oliveira, designado nesta semana.

Conforme o ex-secretário, a reestruturação tornou-se necessária uma vez que a secretaria agregava setores não correlatos. “Primeiro ela foi ampliada, depois enxugamos e tiramos áreas que não tinham a ver, como o lazer”, explicou.

A mudança na composição da secretaria caminhou em paralelo com ações que devem ser concretizadas em 2015. Entre as já iniciadas, está a mudança na administração da Incubadora de Empresas de Tatuí, que funciona em prédio cedido pela Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”.

Trata-se de criação de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) próprio da incubadora. A alteração estava prevista para ser realizada na gestão de Mota, mas precisou ser adiada por conta de questões burocráticas.

“O projeto era eu me afastar, mas deixar a incubadora pronta. Não conseguimos, mas isso vai ser feito com o Orçamento do ano que vem”, comentou.

Também como secretário, Mota destacou o trabalho da pasta desenvolvido junto às indústrias do município no sentido de evitar demissão em massa por conta da desaceleração da economia. “O fato de eu ser sindicalista também colaborou, porque conheço a situação e as manhas das empresas”, disse.

Ele afirmou, ainda, que mesmo com dificuldades não houve fechamento de unidades em Tatuí. “Surgiu um boato de que uma empresa iria fechar. Não é verdade, nós conversamos com o presidente dela que nos relatou a questão”, disse.

Conforme o vereador, por conta das ações desenvolvidas, o novo secretário ficará encarregado de manter as conquistas. “Por isso, eu resolvi voltar para a Câmara. Quero fazer outro trabalho, que também é minha proposta. Fiscalizar o prefeito e votar projetos bons. Vou exerceu o direito de vereança”, encerrou.