A Emef “Eugênio Santos” sediou, na manhã de terça-feira, 12, a “1ª Feira do Empreendedorismo” das escolas da rede municipal de ensino que integram o programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos).
O programa é fruto de parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Ao todo, 300 pessoas participaram do evento.
Conforme destacado pela prefeitura, o JEPP “apresenta práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida, nos âmbitos pessoal, profissional e social”.
Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco: aprender a conhecer, para adquirir os instrumentos; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e aprender a ser, via que integra as três precedentes.
Ao todo, 2.538 alunos, do quarto ao nono ano do ensino fundamental, de 18 escolas da rede municipal de ensino, participam do projeto.
Durante a feira, os alunos apresentaram os trabalhos feitos ao longo do semestre e colocaram à venda os produtos confeccionados por eles. O valor arrecadado com as vendas será revertido para as próprias escolas.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, os produtos apresentados foram relacionados aos seis eixos temáticos trabalhados pelo programa do Sebrae em cada faixa etária.
Os alunos do quarto ano apresentaram o eixo “Locadora de Produtos”. Segundo o Sebrae, por meio desse módulo, os estudantes aprenderam as vantagens que a locação representa em algumas situações e vivenciaram o trabalho em equipe.
Os estudantes do quinto ano trabalharam o eixo “Sabores e Cores”. O módulo ressalta a importância dos alimentos e dos cuidados com a higiene, e os alunos “apresentaram um espaço gastronômico com alimentos saudáveis, saborosos e que valorizam a cultura local”, conforme explica o Sebrae.
No sexto ano, os alunos trabalharam o eixo “Ecopapelaria” e apresentaram a importância dos cuidados com o meio ambiente, por meio do desenvolvimento de atividades empreendedoras para reutilizar papéis que seriam descartados como lixo.
O “Artesanato Sustentável” ficou por conta dos alunos do sétimo ano, que receberam orientação sobre a sustentabilidade do planeta, organização e mobilização e elaboraram produtos artesanais com práticas sustentáveis.
Os estudantes do oitavo ano focaram no “Empreendedorismo Social”. Durante o projeto, eles “desenvolveram uma atividade empreendedora social analisando impactos e benefícios alcançados, aprendendo na prática que empreender traz benefícios para toda a sociedade”.
Já os alunos do nono ano trabalharam o eixo “Novas Ideias, Grandes Negócios”, focando na “identificação de uma oportunidade e desenvolvendo-a como atividade empreendedora, sendo que, a partir da ideia definida por eles, seguirão os passos necessários para torná-la realidade, planejando e empreendendo para alcançar os objetivos que definiram”.
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, a supervisora do ensino fundamental da rede municipal de ensino, Márcia Menezes, esteve presente na feira e “se mostrou bastante satisfeita com o resultado do projeto”.
“O resultado final foi gratificante. A gente não tinha noção do tamanho do projeto, fomos desenvolvendo passo a passo e estamos muito encantados com o resultado. As crianças gostaram muito e os professores também, e por isso o desenvolvimento foi excelente”, disse a supervisora.
A 1ª Feira do Empreendedorismo também contou com a presença da analista de negócios Isabel Janaína Soares, professora responsável pela capacitação dos educadores participantes do JEPP. Representando o Sebrae, ela comentou a respeito do processo de capacitação.
“Para mim, é um prazer estar aqui hoje. Estive em Tatuí ministrando uma palestra no início do ano e participei de todos os processos junto com os professores, dando acompanhamento. Os professores fizeram 30 horas de curso à distância e, depois, oito horas de curso presencial”, contou Janaína.
A professora ainda parabenizou aos envolvidos com o desenvolvimento do projeto no município. “Parabéns a todos, à prefeita Maria José Vieira de Camargo, ao secretário municipal da Educação, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, à direção das escolas e aos professores. O evento está um sucesso. Nota dez para todos”, declarou.
Também representando o Sebrae, esteve o gestor de projetos Ivan Ramos dos Santos, que agradeceu aos participantes e informou que o programa terá continuidade já no início de 2020.
“O projeto visa estimular a criatividade dos alunos, que passam a conhecer o comportamento dos empreendedores de sucesso e têm suas competências estimuladas. E já temos uma negociação para que, no próximo ano, a gente continue com esse projeto no município, inclusive, aumentando o número de participantes”, completou Santos.
Além da apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos, o evento teve apresentações de dança e teatro dos estudantes, que, segundo informado pela assessoria de comunicação, “emocionaram a todos os presentes, especialmente aos pais e familiares que foram prestigiar a feira e dar apoio e incentivo às crianças”.
Após as apresentações, a prefeita parabenizou os alunos e responsáveis pelo desenvolvimento do projeto e ressaltou a importância da educação empreendedora logo nos primeiros anos da vida escolar.
“Estou encantada com o trabalho de vocês. Para nós, é uma satisfação, e é assim mesmo que começa: motivando cada um de vocês a empreender. O empreendedorismo é o futuro de nossa cidade, do nosso estado e do nosso país. Parabéns a todas as crianças, aos professores e diretores e aos profissionais do Sebrae”, concluiu a prefeita.
Sobre o JEPP
Segundo o Sebrae, a educação empreendedora proposta pelo JEPP para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento e novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.
“A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores”, explica o serviço.
Ainda conforme o órgão, o curso é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora e procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.
“Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas”, salienta o Sebrae.