Em seis meses, Guarda Civil foi reaparelhada e vai ganhar novas bases

Imóvel no Mantovanni abrigará nova base comunitária até agosto

Nos seis primeiros meses de governo, a prefeita afirmou que o Executivo investiu no reaparelhamento da Guarda Civil Municipal. A meta de trabalho é reverter os índices estatísticos de violência que “não estão bem”, conforme dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado.

De janeiro a maio, o órgão registrou a ocorrência de três casos de homicídio, um a mais que no mesmo período do ano passado. Os roubos também aumentaram, de 82, em 2016, para 109, neste ano. Houve retração nos furtos, que passaram de 409 casos, no ano passado, para 390, neste ano.

“As ações que realizamos no início deste mês vão ajudar a melhorar os índices”, disse Maria José. No dia 1o, a prefeita entregou as chaves de nove viaturas à GCM. A corporação recebeu, também, dois micro-ônibus e, em abril, teve reaberta a base comunitária – a primeira de cinco – do Santa Rita.

Uma nova base, no Jardim Mantovani, terá as atividades iniciadas até o final de agosto. O bairro dos Mirandas será a próxima localidade beneficiada pela GCM. A Prefeitura pretende reativar a unidade até o final deste ano. As demais bases, no Enxovia e distrito de Americana, serão reabertas gradativamente.

A prefeita explicou que priorizara o Jardim Mantovani em função da estrutura do prédio. O imóvel está em boas condições e precisa apenas de pintura. Ele havia sido doado ao Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) na época em que a prefeita ocupava o cargo de presidente do órgão.

Além da base, Maria José tem a estimativa de entregar, em agosto, a ponte do Marapé. “A expectativa para os próximos meses é muito positiva. Meu foco é concluir as pontes, tapar os buracos, gerar emprego e melhorar a saúde”, enumerou.

Na avaliação da prefeita, a conclusão das pontes permitirá à cidade – e à administração – viver um novo momento. A liberação do acesso está prevista para agosto, na semana de comemoração dos 191 anos de Tatuí.

“A equipe que está por trás da prefeita está ajudando a reconstruir Tatuí. Pegamos cinco pontes no chão, muito buraco e mato, a cidade sem limpeza pública. Temos trabalhado muito no sentido de melhorar, e acredito que estamos conseguindo. Por onde caminho, as pessoas dizem que estão sentindo que a cidade está sendo bem cuidada, que tem alguém olhando pela infraestrutura, saúde. É o que vamos continuar fazendo”, concluiu.