Em estreia de torneio feminino, Tatuí/Gih vence Cesário Lange

Tatuí/Gih teve partida acirrada com Cesário Lange (foto: divulgação)

No sábado, 1º, houve a abertura da 2ª Copa Paulista do Interior Futebol Feminino Society, promovida pela Epaf – Eventos Esportivos, em parceria com a Grando Sports Society.

No confronto inaugural do certame, pelo grupo B, a equipe Tatuí/Gih derrotou o time de Cesário Lange com o “placar apertado” de 5 a 4.

Vencedoras do confronto, as tatuianas foram representadas por: Amanda (dois gols), Ana Júlia, Caroline, Cleusa, Gisele, Júlia (um), Larissa (um), Letícia, Lucélia, Valdilene e Yasmin (um).

Já o time de Cesário Lange jogou com: Claudinéia, Jéssica, Larissa, Liane, Manu (três gols), Priscila (um) e Rafaela.

No dia seguinte, domingo, 2, Tatuí/Gaby e Sorocaba disputariam a segunda partida do certame feminino, a partir das 8h30. Entretanto, o confronto do grupo A foi adiado por conta de chuva e será remarcado.

A 2ª Copa Paulista do Interior Futebol Feminino Society reúne sete equipes, divididas em dois grupos: Tatuí/Gaby, Sorocaba, Tatuí/Lígia e Tietê, formam o grupo A; e Tatuí/Gih, Cesário Lange e Porangaba compõem o grupo B.

Os dois times com os melhores aproveitamentos de cada grupo irão se classificar para as semifinais. A competição disputada em categoria livre irá premiar todas as agremiações com troféus de participação.

Ainda haverá premiações para a equipe campeã, vice-campeã e terceira colocada, além da artilheira e da melhor goleira do certame.

De acordo com a organização, o campeão do torneio recebe troféu transitório, que ficará em definitivo com o time que vencer por três edições consecutivas ou para a primeira que conquistar cinco títulos. A primeira edição do certame foi conquistada pela Seleção de Tatuí.

A segunda edição da competição feminina conta com três agremiações do município. Conforme Luís Antônio de Oliveira, idealizador do torneio, os times não possuem nomes particulares e são diferenciados pelos nomes das capitãs de cada um.

“Poderíamos ter denominado Tatuí A, Tatuí B ou C, mas daria brecha para interpretarem que a equipe A seria melhor que as outras duas. Por isso, optamos por colocar os nomes das jogadoras que montaram os times, para prestigiá-las”, afirmou Oliveira.

A principal mudança da 2ª Copa Paulista foi a alteração da disputa de futebol de campo para futebol society. A mudança ocorreu porque, no futebol convencional, é preciso 11 atletas titulares, além dos reservas, enquanto o society é disputado com sete jogadores.

Conforme Oliveira, a redução do número mínimo de atletas para cada time possibilitou a formação de mais equipes e a participação de maior número de esportistas interessadas em disputar o campeonato.

“O campo requer muitas meninas, e havia uma grande dificuldade de montar um time para campo. Uma equipe reunia 18 meninas para jogar campo e o restante não podia atuar”, expôs.

“A ideia de manter o nome do torneio e transformar em society é para podermos dar mais oportunidades para as tatuianas jogarem. Hoje, com três times da cidade, há um número maior de jogadoras participando”, concluiu o idealizador do certame.