David Bonis
Ao lado do prefeito Manu, Temer veio à cidade fortalecer parcerias por campanha de Dilma Roussef
O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), esteve em Tatuí na tarde de sexta-feira, 19, em campanha para promover a reeleição de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República.
A estratégia era aumentar e fortalecer a base de apoio à candidata petista na região, de acordo com o líder peemedebista. Antes de Tatuí, ele visitou Rio Claro e Piracicaba.
Após encontro com o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, que é do mesmo partido, ambos seguiram à Praça da Matriz, para contato com os eleitores. Lá, eram aguardados por autoridades municipais, público e jornalistas.
Ambos ficaram cerca de dez minutos na praça, onde cumprimentaram autoridades e eleitores, além de falarem rapidamente com a imprensa.
Entre os assuntos abordados com o vice-presidente da República, esteve a promessa de fortalecimento de Tatuí e da Região Metropolitana de Sorocaba, no caso de ele e Dilma serem reeleitos.
“Mais trabalho pela região, até por uma razão muito obvia: eu sou aqui da região. E agora que aqui é região metropolitana, você terá dois trabalhos do governo federal. Um será direcionar trabalhos exclusivos para cada cidade e outro vai ser direcionar trabalhos para toda a região”, comentou Temer.
“Isso tem sido feito. Veja o caso do Minha Casa, Minha Vida; outras várias questões de saneamento têm sido patrocinadas pelo governo federal. Estamos trabalhando nessa mesma direção”, argumentou o vice-presidente.
Em Tatuí, segundo Manu, foram aprovadas 652 unidades, com dois loteamentos do Minha Casa, Minha Vida, programa federal de habitação.
O prefeito aproveitou a oportunidade para falar da importância da visita do vice-presidente da República à cidade e também sobre a parceria com o governo federal.
“Ele (Michel Temer) vem para fortalecer ainda mais o nosso governo, que tem recebido ajuda do governo federal. Nossa aliança com o PT tem ajudado muito Tatuí”, acentuou Manu.
Cresceram nos últimos anos os repasses federais à cidade por meio do Fundo de Participação dos Municípios, segundo dados do Tesouro Nacional.
Em 2010, a cidade recebeu R$ 53,2 milhões em repasses. Já em 2013, foram 74,8 milhões. Em 2014, até o início de setembro, já foram direcionados 54,2 milhões à cidade.
Ainda durante a visita, Temer foi questionado sobre a sinalização positiva que a candidata Marina Silva (PSB) teria feito ao PMDB para atrair o partido, que tem maior número de cadeiras no Congresso.
“O Beto (Luiz Roberto de Albuquerque, vice na chapa de Marina), que é meu amigo, diz que, ‘sem PMDB’, não se governa’. De alguma maneira, é o que eu tenho dito ao longo do tempo”.
“Agora, o que vai acontecer, depois, nós não sabemos. Mas o que vai acontecer agora, eu sei. Nós vamos ganhar a eleição. É o que nós queremos”, afirmou.
Depois da conversa com a imprensa, Temer e Manu partiram para “corpo a corpo” pelas vias do centro, começando pela rua 11 de Agosto. Nela, fizeram parada rápida em uma loja. Segundo um dos oficiais que cuidava da segurança do vice-presidente, essa “parada” não estava programada.
Desde a concentração na Praça da Matriz até o final da visita oficial, todas as paradas haviam sido previamente programadas por questões de segurança.
Nesse trajeto, Temer respondeu à reportagem de O Progresso a respeito das acusações da oposição à Dilma Rousseff, de que a campanha petista seria uma “campanha do medo”, ao, supostamente, imputar receio nos eleitores sobre “problemas” que o Brasil enfrentaria caso seus adversários fossem eleitos.
“Não é campanha do medo, não. Às vezes, é uma campanha de esclarecimento. Em uma campanha eleitoral, você acaba tendo a oposição, legitimamente, fazendo as críticas, e a situação se defendendo e apresentando o que está fazendo. Não é campanha do medo, não”, reforçou.
Logo em seguida, começou a chover. O mau tempo fez com que Temer e Manu tivessem que correr. Seguindo o que já estava estabelecido, ambos seguiram para o Mercado Municipal, onde Temer, ao lado do prefeito e do vice municipal, Vicente Aparecido Menezes, comeu pastéis. Após breve parada, o vice-presidente da República entrou em uma van preta, que o esperava à porta.
Temer visitou Tatuí em meio às pesquisas de intenção de voto que mostram Dilma Rousseff abrindo pouca vantagem em relação aos principais adversários.