Elze Vanni morre no sábado na Sta. Casa de Misericórdia





Xpres

Elze Vanni era reconhecida pela atuação na assistência social

 

Elze Vanni, 85, morreu no sábado, 21, no período da manhã, na Santa Casa de Misericórdia. As causas da morte não foram divulgadas pelo hospital. O enterro aconteceu no Cemitério Municipal, às 17h30 do sábado.

Elze era reconhecida pelo trabalho de assistência social e pelo armazém que mantinha próximo ao Mercado Municipal. Em 1982, ela candidatou-se a prefeita, quando foi derrotada por Joaquim Amado Quevedo.

O pai dela, José Vanni, também conhecido como Bepe Vanni, foi um dos fundadores da Santa Casa, mantendo-se no cargo de provedor por cerca de 20 anos.

Elze ocupou o mesmo lugar do pai em 2006, mas assumiu a instituição com problemas financeiros. Após um mês de trabalho, demitiu-se, devido a atritos com a diretoria da entidade. Na época, não quis comentar sobre a decisão.

Em agosto de 2010, Elze recebeu moção de aplausos e congratulações da Câmara Municipal, pelos 60 anos de dedicação e apoio ao comércio do município, proposta do então vereador José Manoel Correa Coelho, Manu.

Simeão José Sobral, 96, advogado, era um dos amigos mais próximos de Elze – os dois mantinham a amizade desde 1962.

Para Sobral, “ela era uma pessoa extremamente determinada e se orientava pela filosofia de proteger as pessoas mais necessitadas”. “A vida dela foi voltada inteiramente para esse fim”, afirmou.

“Eu a admirava muito, era uma mulher decidida e determinada, que entendia a vida de maneira a beneficiar as pessoas pobres. Ela vivia nessa luta”, lembrou Sobral. “Marcou a vida da cidade com o propósito de beneficiar a população necessitada”.

“De repente, ela deixou de frequentar o escritório dela, nas proximidades do Mercado Municipal, e se recolheu em casa”, revelou.

Sobral também comentou sobre a campanha eleitoral realizada por Elze. “Ela vivia cercada por uma legião de amigos, e o foco da campanha esteve sempre baseado no ponto de vista de beneficiar os pobres. Ela queria vencer”.

Ele lamentou a derrota da amiga, mas acredita que, se fosse eleita, teria dificuldade para realizar as benfeitorias sociais que pretendia. “No cargo de chefe do Executivo, você está sujeito a uma série de exigências políticas”.