Cargo considerado importante do ponto de vista estratégico, a presidência da Câmara Municipal tem motivado reuniões de dois grupos na cidade. Em “lados opostos”, Joaquim Amado Quevedo (Véio Quevedo – PMDB) e Luís Donizetti Vaz Júnior (Júnior Vaz – PSDB) têm metas distintas.
O primeiro rejeitou a hipótese e “qualquer outro cargo que não seja o de vereador”. Apontado como o “mais cotado” para a função, o segundo reconheceu ter tido o nome apresentado, mas evitou falar, em um primeiro momento, sobre a disputa interna.
As posições constam em entrevistas que integram série produzida pelo jornal O Progresso com os vereadores eleitos e reeleitos. Desde o início do mês, o bissemanário publica, semanalmente, as conversas com os parlamentares. O objetivo é informar a população sobre projetos e expectativas de mandato.
Na série, os políticos são convidados a falar sobre o posicionamento político perante a nova gestão municipal, as expectativas deles, projetos e as tratativas da composição da mesa diretora. O órgão dirige o Legislativo e tem importância capital no andamento de votações que interessam ao Executivo.
Até este final de semana, responderam as perguntas: Valdeci Antonio de Proença (PTN), Antonio Marcos de Abreu (PR), Jairo Martins (Pepinho – PV), Alexandre Grandino Teles (PSDB) e Alexandre de Jesus Bossolan (PSDB).
A previsão inicial era incluir a vereadora Rosana Nochele Pontes Pereira (Rosana do Supermercado – PP) na série. Entretanto, o reprocessamento dos votos realizado pela Justiça Eleitoral, no dia 3 deste mês, alterou a listagem final dos eleitos à Câmara.
Com a validação dos votos do PT (Partido dos Trabalhadores), que tinha situação indefinida por causa de problemas na prestação de contas, o quociente eleitoral e a divisão partidária das cadeiras da Câmara foram redefinidos.
O “recálculo” deu vaga ao petista Eduardo Dade Sallum e excluiu a pepista, que figura agora como primeira suplente da coligação PP-PTN-PTB.
A alteração na listagem mudou o cronograma de entrevistas do jornal. A ordem delas é determinada pela votação. Por semana, são publicadas reportagens com dois dos parlamentares.
No domingo que vem, 27, serão publicadas reportagens com José Carlos Ventura (José Carlos do Campinho – PSB), que obteve 1.002 votos, e Miguel Lopes Cardoso Júnior (PMDB), com 985.
As entrevistas seguem no primeiro final de semana de dezembro, 4. Participarão os eleitos Nilto José Alves (Bispo Nilto – PMDB), que somou 911 votos, e Severino Guilherme da Silva (Tiozinho do Santa Rita – PSD), com 822.
Os vereadores eleitos Daniel Resende (PV), 801 votos, e João Éder Miguel (PV), que obteve 788 votos, terão as reportagens publicadas em 11 de dezembro.
O “ciclo de entrevistas” se encerrará no dia 18, com Ronaldo José da Mota (PPS), que recebeu 687 votos, e Eduardo Dade Sallum (PT), eleito com 682.
ENTREVISTAS:
– Luís Donizetti Vaz Júnior
– Joaquim Amado Quevedo