Eleições em Tatuí têm 258 candidatos a vereador

Município também conta com quatro concorrentes à prefeitura

Da reportagem

Os 88.771 eleitores tatuianos aptos a votar neste domingo, 6, podem optar entre 258 candidatos a vereador, quatro a prefeito e, consequentemente, quatro a vice-prefeito.

O município somou 266 pedidos de registro de candidatura, dos quais 258 acabaram deferidas, cinco indeferidos, um deferido com recurso, um indeferido em prazo recursal e um renunciado.

O número de candidatos teve diminuição de cerca de 8% em relação às eleições municipais de 2020. Dos pedidos de registro de candidatura, 65% são do gênero masculino, sendo 173 candidatos; já as mulheres representam 35% do pleito, com 93 candidatas.

A maioria dos candidatos tem entre 50 e 54 anos (18,05% dos concorrentes), seguidos pela faixa etária de 45 a 49 anos (15,79%) e, empatados em 13,53%, os entre 40 e 44 anos e 55 a 59 anos.

Já quanto ao estado civil, 153 dos concorrentes são casados, 79, solteiros, 27, divorciados, 2, separados e 5, viúvos. Na declaração de cor e raça, 201 candidatos se declaram brancos (75,56%), 38, pardos (14,29%) e 27, pretos (10,25%).

Os graus de instrução dos candidatos nas eleições municipais estão compostos por 115 com ensino médio completo (43,23%), 90 com superior completo (33,83%), 23 com ensino fundamental completo (8,65%), 16 com ensino fundamental incompleto (6,02%), 12 com ensino médio incompleto (4,51%), oito com ensino superior incompleto (3,01%) e dois caracterizados como “lê e escreve” (0,75%).

Em relação ao eleitorado, a maior parte também tem ensino médio completo (36,61%), seguido por ensino fundamental incompleto (19,64%), superior completo (14%), ensino médio incompleto (12,46%), ensino fundamental completo (6,5%), superior incompleto (5,01%), “lê e escreve” (4,46%) e analfabeto (1,31%).

Já a faixa etária dos eleitores é composta pela maioria entre 40 e 44 anos (10,72%), 25 a 29 anos (10,13%) e 35 a 39 anos (10,02%). As outras porcentagens correspondentes e informações dos candidatos e eleitores podem ser conferidos nos gráficos desta edição.

A votação

O período de votação começa às 8h e termina às 17h (horário de Brasília), e o município conta com 243 seções eleitorais distribuídas em 30 escolas (confira a relação de sessões nesta edição).

Há disponível, também, quatro mesas receptoras de justificativa: uma na Emef “Professor Paulinho Ribeiro”, no bairro Tanquinho; uma na Emef “Profª. Magaly Azambuja de Toledo”, no Santa Rita; uma no E.E “Barão de Suruí”, no centro; e uma na E.E “Profª. Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”, na vila Angélica.

Entretanto, segundo o chefe do Cartório Eleitoral da cidade, Rodrigo Ricardo de Proença Soares, os eleitores que estão fora de sua zona eleitoral podem justificar através do aplicativo e-Título. “É uma ferramenta muito fácil, basta aplicar em uma funcionalidade de justificativa eleitoral”, declarou.

O sistema fará o reconhecimento do local em que a pessoa estiver, e, se ela estiver fora do domicílio eleitoral, pode justificar a ausência pelo aplicativo sem necessidade de se deslocar até algum local de votação”, complementou.

Os documentos aceitos para votar são os de identificação com foto. Entre eles, a carteira de identidade, carteira de trabalho, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passaporte e carteiras de categoria profissional reconhecida por lei como documento de identidade civil, como carteira da OAB, CRM e Crea, entre outros.

Sobre a biometria, Soares explicou que, se o eleitor não compareceu à revisão do eleitorado ocorrida em 2019 na Zona Eleitoral de Tatuí, mas movimentou a inscrição durante o período em que a coleta da biometria esteve suspensa, ele estará apto a votar nestas eleições municipais.

“Mas, é importante que ele cheque antes a situação eleitoral, para verificar se consta na situação regular”, enfatizou. As consultas podem ser feitas em qualquer portal da Justiça Eleitoral, principalmente no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, no site do Tribunal Superior Eleitoral, no aplicativo e-Título (disponível para baixar até dia 5) ou diretamente no Cartório Eleitoral.

Os eleitores que estão com a inscrição cancelada ou que estejam regulares, mas ainda não possuem a biometria cadastrada, podem agendar o comparecimento ao Cartório Eleitoral a partir do dia 5 de novembro, quando reabre o cadastro para o recebimento de novos pedidos de alistamento eleitoral.

De acordo com Soares, os eleitores podem manifestar “convicção política e ideológica de forma individual e silenciosa durante a votação”. “No caso de eleitor, não há nenhuma vedação legal quanto ao uso de vestimenta que faça referência a partido ou candidato de preferência”, apontou.

“Lembrando que essa manifestação tem de ser individual e silenciosa, podendo ser manifestada por meio de camiseta, bandeira, broche e boné, que assim define a lei”, enfatizou.

Outro alerta é para que o eleitor não leve celular nem câmera para a cabine de votação. Não é permitido tirar fotos da urna e votos. Quem for flagrado na cabine com qualquer aparelho de telecomunicação, incluindo celular, walkie talkie ou radiotransmissor, ou de registro, como câmera fotográfica e filmadora, pode ser enquadrado no artigo 312 do Código Eleitoral.

Após o período de votação, quem quiser consultar o resultado em tempo real pode baixar o aplicativo “Resultados” da Justiça Eleitoral, também acessível no site do Tribunal Superior Federal. A ferramenta possibilita a consulta do resultado de todos os cargos em qualquer município brasileiro.