Eleições 2016 – ‘Casa em ordem’ é 1º ato, dizem tucanos





Membros da futura base aliada da prefeita eleita Maria José Vieira de Camargo, os tucanos Alexandre Grandino Teles e Alexandre de Jesus Bossolan concordam que os primeiros meses de mandato serão para “colocar a casa em ordem”.

Com as situações política e econômica nacionais delicadas, o novo governo local deverá focar na contenção de gastos, ao mesmo tempo em que precisará melhorar os serviços prestados.

As avaliações dos novos vereadores fazem parte de série de entrevistas que O Progresso realiza com os eleitos e reeleitos ao Poder Legislativo.

Semanalmente, o jornal entrevista dois parlamentares para saber dos projetos e expectativas que eles têm quanto ao mandato que se inicia em janeiro.

Até este final de semana, foram entrevistados Valdeci Antonio de Proença (PTN), Antonio Marcos de Abreu (PR) e Jairo Martins (Pepinho – PV).

Aos parlamentares, a reportagem fez questionamentos sobre o posicionamento político perante a nova gestão, as expectativas deles, projetos e as tratativas da composição da mesa diretora. O órgão dirige o Legislativo e tem importância capital no andamento de votações que interessam ao Executivo.

O reprocessamento dos votos, realizado pela Justiça Eleitoral em cerimônia na tarde de quinta-feira, 3, alterou a listagem final dos eleitos à Câmara. A relação inicial apresentava a vereadora Rosana Nochele Pontes Pereira (PP) como reeleita.

Com a validação dos votos do PT (Partido dos Trabalhadores), que tinha situação indefinida por causa de problemas na prestação de contas, o quociente eleitoral e a divisão partidária das cadeiras da Câmara foram redefinidos.

O “recálculo” deu vaga ao petista Eduardo Dade Sallum e excluiu a pepista, que figura agora como primeira suplente da coligação PP-PTN-PTB.

A alteração na listagem dos vereadores eleitos mudará o cronograma de entrevistas do jornal. A ordem delas é determinada pela votação. Por semana, são publicadas reportagens com dois dos parlamentares.

No próximo domingo, 13, serão publicadas reportagens com Rodnei Rocha (Nei Loko – PTB), que teve 1.231 votos, e Rodolfo Hessel Fanganiello (PSB), com 1.190 votos.

No dia 20 de novembro, serão publicadas as entrevistas com os eleitos Joaquim Amado Quevedo (Véio Quevedo – PMDB), com 1.119 votos, e Luis Donizetti Vaz Júnior (PSDB), que teve 1.087 votos.

José Carlos Ventura (José Carlos do Campinho – PSB), com 1.002 votos, e Miguel Lopes Cardoso Júnior (PMDB), com 985 votos, terão as entrevistas publicadas na edição de 27 de novembro.

As entrevistas com os parlamentares seguem no primeiro final de semana de dezembro, no dia 4. Participarão os eleitos Nilto José Alves (Bispo Nilto – PMDB), com 911 votos, e Severino Guilherme da Silva (Tiozinho do Santa Rita – PSD), com 822 votos.

Os vereadores eleitos Daniel Resende (PV), 801 votos, e João Éder Miguel (PV), que teve 788 votos, terão as reportagens publicadas em 11 de dezembro.

O “ciclo de entrevistas” se encerrará em 18 de dezembro, com os vereadores Ronaldo José da Mota (PPS), com 687 votos, e Eduardo Dade Sallum (PT), eleito com 682 votos.


 ENTREVISTAS:

Alexandre Bossolan

Alexandre Grandino Teles