
Eleito vereador pela primeira vez, Miguel Lopes Cardoso Júnior (Professor Miguel – PMDB), atual secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, quer continuar a promover o esporte, desta vez na Câmara Municipal.
O professor de educação física é conhecido pelo incentivo ao esporte desde antes de assumir a secretaria. O educador trabalhou por 17 anos no CAT (Centro de Atividades “Wilson Sampaio”), do Sesi (Serviço Social da Indústria), e em escolas públicas e privadas.
Segundo Cardoso, o trabalho com crianças e jovens ajudou na construção da candidatura à Câmara. “Fiz uma campanha modesta, sem recursos financeiros, foi mais uma conscientização das pessoas. Não tenho o perfil de ficar pedindo votos, não tive carros de som, nem ‘jingles’, nem cabo eleitoral remunerado. Quem ajudou foi por conta própria, por acreditar em mim”, comentou.
Entre os mais de 270 candidatos que disputaram vaga de vereador, Cardoso foi um dos 17 eleitos, pela coligação formada por PMDB, DEM e SD, com 985 votos. Os partidos são da base aliada do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, e devem figurar na bancada oposicionista a partir do ano que vem.
O parlamentar eleito evita rotular-se como oposição ao governo de Maria José Vieira de Camargo. Para ele, os próximos dois anos, que deverão ser marcados pela continuidade da crise política e econômica, exigirá a união dos poderes Legislativo e Executivo locais.
“Costumo dizer que fui eleito para ajudar a administração a cuidar da cidade. O município vive basicamente de repasses dos governos federal e estadual, e não sei como serão esses repasses. O desafio é trabalhar com o orçamento pequeno e com a crise econômica que o país está vivendo”, opinou.
Na fiscalização ao Poder Executivo, o vereador prometeu que conversará diretamente com os secretários municipais, quando surgirem reclamações sobre os serviços públicos. “O diálogo é o melhor meio de resolver os problemas”.
Cardoso afirmou que já buscou parlamentares de outras cidades para trazer ideias de projetos que possam ser “ajustados à realidade local”.
Uma das ideias é estabelecer um novo sistema de subsídio ao transporte dos estudantes universitários, baseado na classe social e renda. O vereador eleito também quer estimular a nova gestão a ampliar os projetos de iniciação esportiva já implementados durante a atual administração.
“A iniciação esportiva contempla, além da ‘performance’, a cidadania do jovem e da criança. Faz parte de um contexto no qual ele recebe acompanhamento e orientação do professor”, explicou.







